No primeiro dia do ano, fiéis lotam novena e "dobram" os pedidos
Orações são de agradecimento à emprego, com missas até as 23h
Nesta quarta-feira (1), fiéis aproveitaram que o primeiro dia de 2020 e a tradicional novena de quarta caíram no mesmo dia, para dobrar pedidos de fé. Seja pra agradecer pelas conquistas do ano que passou, ou pedir mudanças para o que bate à porta, devotos lotaram as missas, que seguem até às 23h.
Enquanto o padre Adriano Alves se preparava para a próxima celebração, na sacristia, muita gente já ocupava os bancos do Santuário Estadual do Perpétuo Socorro, localizado na Avenida Afonso Pena. Vinte minutos antes da missa das 16h começar, o analista de suporte Rafael Lima, 34 anos, já se posicionava.
Suas intenções eram direcionadas à saúde, e de 2020 ele espera prosperidade. "Sou devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas é a primeira vez que venho após a virada do ano. Não consegui aproveitar as comemorações por causa de uma forte gripe, então vim exercer minha fé", afirma Rafael.
Valter Roberto Gonçalves, de 61 anos, compareceu à igreja para "apenas agradecer por 2019 ter sido um ano bom". Emocionado e com sorriso no rosto, ele usa a fé para tirar ensinamentos de momentos difíceis. "Tudo fica mais fácil quando temos fé, só temos que agradecer e ver o lado bom das coisas", ensina.
A aposentada Zelina Joana dos Santos, 68, decidiu de última hora participar das novenas, que começaram às 6h. Ela fará pedidos para o filho. "Eu não ia vir, mas resolvi fazer orações pelo meu filho. O ano que passou não foi muito bom para ele porque estava sem emprego, mas tenho certeza que Nossa Senhora o ajudará em 2020".
Antes de acompanhar a celebração, a estudante Raquel Costa, 22, reservou os primeiros minutos para preencher uma ficha de intenções, que foi colocada em uma urna junto com pedidos de outros fiéis. Após enfrentar problemas de saúde na família, ela deixou escrito palavras de agradecimento. "Vim apenas agradecer e pedir pela minha saúde e da minha família, porque após um ano ruim, parece que agora tudo está dando certo".
As missas - O padre Adriano explica que acontecem no Santuário missas solenes, e a novena ainda faz parte da Oitava de Natal, celebração que acontece após o nascimento de Jesus e é prolongado, pela Igreja Católica, por oito dias. Ele explica que o movimento no Santuário, que tem capacidade para 1500 fiéis, diminui no começo do ano por conta do período de férias. "Muita gente faz as orações e pedidos para o ano que se inicia, no trânsito, nas estradas e na volta para casa. Mas a missa da manhã estava cheia e a tendência é que aconteça a mesma coisa nas novenas noturnas", relata.
Confira a galeria de imagens: