ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Nuvem de fumaça cobre avenida e bombeiros montam guarda para proteger vizinhos

Com medo das chamas, avistadas em vários pontos da cidade, vizinhos do atacadista deixaram os lares às pressas

Aline dos Santos e Liniker Ribeiro | 13/09/2020 22:00
Atacadista é devorado pelo fogo desde às 17h deste domingo em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Atacadista é devorado pelo fogo desde às 17h deste domingo em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Na luta contra o fogo, que faz arder a estrutura do Atacadão na Avenida Duque de Caxias, inaugurado em 2012 com custo de R$ 34 milhões, o Corpo de Bombeiros monta guarda para proteger os imóveis vizinhos.

De acordo com o tenente-coronel Fernando Carminatti, relações públicas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, além das equipes na entrada do atacadista, foi montada uma estratégia com bombeiros distribuídos também nas laterais e fundos para proteger as casas.

“A equipe que está no fundo da ocorrência protege as casas, faz um serviço de resfriamento e de controle do fogo”, afirma Carminatti.

No começo do incêndio, por volta das 17h, os moradores do entorno, no Bairro Santo Antônio, em Campo Grande, ficaram preocupados com a proporção das chamas e abandonaram as casas às pressas.

Moradores do entorno saíram de casa às pressas e levando botijões de gás. (Foto: Marcos Maluf)
Moradores do entorno saíram de casa às pressas e levando botijões de gás. (Foto: Marcos Maluf)

Vizinhança - Muitas pessoas estão nas ruas ainda, sem saber o que fazer e para onde ir. O medo de que as chamas não sejam controladas tomou conta da maior parte deles, principalmente os que moram aos fundos do prédio, perto da área de estoque e da área onde ficam vários botijões de gás da empresa.

"Desligamos as luzes e retiramos nossos botijões de gás. O fundo de nossas casas é separado apenas por um muro e uma gramado de cerca de cinco metros do prédio do atacado. Não teve como, saímos todos de casa", explica um dos vizinhos, identificado como Mário César.

Apesar das chamas seguirem se espalhando e estarem incontrolável no momento, muitos curiosos se aglomeram próximos ao prédio, colocando em risco inclusive crianças. O trânsito na Duque de Caxias segue livre e sem controle, apesar da situação grave no local. As ruas ao redor do Atacadão também não estão interditadas.

A gerência do Atacadão informou aos bombeiros que vai prestar auxílio aos moradores que necessitarem de apoio, bastando que eles façam contato com equipe no portão frontal.

Cortina de fumaça na Avenida Duque de Caxias. (Foto: Marcos Maluf)
Cortina de fumaça na Avenida Duque de Caxias. (Foto: Marcos Maluf)

No local, estão 11 viaturas, mais de 50 militares e a escada Magirus de 60 metros, utilizada no combate ao fogo e também para avaliar, lá das alturas, o risco de queda da estrutura do atacadista.

O fogo foi controlado, mas o trabalho para a extinção total deve atravessar a madrugada. Quando as chamas se extinguirem, será realizado o rescaldo, revirando todo material incendiado para verificar se não há risco de novos focos.

O incêndio começou em departamento com líquidos inflamáveis e logo tomou grandes proporções. O supermercado estava aberto, com clientes e funcionários, mas não houve feridos.


Nos siga no Google Notícias