ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

OAB apura conduta ética de oito advogados denunciados por corrupção

Eles são alvos de ação do Ministério Público que aponta crimes em parceria com juiz afastado

Aline dos Santos | 24/06/2020 10:42
Presidente da OAB, Mansour Elias Karmouche afirma que a conduta dos advogados será apurada. (Foto: Guilherme Rosa)
Presidente da OAB, Mansour Elias Karmouche afirma que a conduta dos advogados será apurada. (Foto: Guilherme Rosa)

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) abriu procedimento para analisar a conduta ético-disciplinar dos oito advogados denunciados por corrupção no processo contra o juiz afastado Aldo Ferreira da Silva Júnior.

“A entidade já tomou conhecimento, recebeu o compartilhamento de provas do Tribunal de Justiça e instaurou processo ético para avaliar as condutas disciplinares”, afirma o presidente da OAB, Mansour Elias Karmouche.

Na lista de 16 denunciados pelo MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), oito são advogados. O procedimento interno da OAB é sigiloso e demora, em média, um ano. As punições podem ser de advertência, suspensão ou cassação.

A denúncia aponta a solicitação de vantagens indevidas, um “pedágio”, para advogados inventariantes e herdeiros.

A estratégia do magistrado era retardar o andamento processual, um desleixo que poderia ser atribuído a mero entrave da máquina jurisdicional, mas revelou-se, conforme a acusação, “proposital e criminoso”.

Num dos espólios, um dos herdeiros, que também foi denunciado pelo Ministério Público, revela que fez pagamento de R$ 100 mil por uma decisão favorável.

 Alertado pelos advogados de que o juiz “gostava de dinheiro” ele autorizou que seus quatro representantes negociassem com o magistrado. O juiz afastado é alvo de três ações, que incluem lavagem de dinheiro, fraude em pagamento de precatórios milionários e por crimes nos processos de inventário na Vara de Sucessões.

Nos siga no Google Notícias