ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

OAB diz que problemas no sistema do TJ estão atrapalhando advogados

Viviane Oliveira | 08/08/2012 14:50
Presidente da OAB, Leonardo, disse que o sistema deveria ter sido testado antes de ser posto em funcionamento.
Presidente da OAB, Leonardo, disse que o sistema deveria ter sido testado antes de ser posto em funcionamento.

O sistema eletrônico do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) segue instável, atrapalhando o trabalho dos advogados. A distribuição de processos apresenta problemas no e-Saj, mesmo com a garantia do Tribunal em resolver a situação até a última segunda-feira (6).

Segundo o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo Avelino Duarte, a advocacia está tendo que lidar com a instabilidade do sistema há três semanas, desde quando foi instalado o processo digital em 2º grau, no dia 23 de julho. "O sistema deveria ter sido testado antes de ser posto em funcionamento", disse.

Foram solicitadas pela OAB/MS providências urgentes para a regularização da distribuição física de processos no Tribunal de Justiça. Vários advogados reclamam que mandados de segurança, habeas corpus e outros processos estão parados na distribuição.

Alguns problemas foram solucionados, porém outros apareceram, e seguem impedindo o andamento dos trabalhos da advocacia, e piorando ainda mais a morosidade da Justiça.

Na primeira semana do processo digital, o site do TJ ficou várias vezes fora do ar, o que fez com que o Tribunal devolvesse os prazos processuais. Outros problemas encontrados neste período foram a lentidão do sistema e a falha de comunicação, que impedia a consulta de processos virtuais.

Os problemas têm comprometido a distribuição de processos físicos. De acordo com denúncias de advogados a OAB/MS, há processos parados por mais de 15 dias.

Além dos profissionais da advocacia, os desembargadores também têm enfrentado dificuldades em acessar o sistema e dar andamento nos processos, muitas vezes sequer conseguindo pautá-los para julgamento.

Na semana passada, o site do TJ/MS ficou fora do ar e foi necessária a devolução de prazos. O setor de Tecnologia da Informação da OAB/MS mantém contato periódico com o Tribunal para acompanhar o sistema eletrônico.

Nos siga no Google Notícias