ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

OAB repudia internação de usuários de drogas defendida por empresários

Por meio do Conselho de Segurança do Centro, moradores e comerciantes fazem abaixo-assinado para que poder público obrigue dependentes a fazerem tratamento

Silvia Frias | 22/02/2019 15:38
Moradores de rua em Campo Grande, alvo de polêmica de proposta de comerciantes e moradores do centro da Capital (Foto/Arquivo: Simão Nogueira)
Moradores de rua em Campo Grande, alvo de polêmica de proposta de comerciantes e moradores do centro da Capital (Foto/Arquivo: Simão Nogueira)

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do) publicou nota de pesar e total repúdio à proposta de comerciantes e moradores da região central de Campo Grande que irão propor lei prevendo internação compulsória de usuários de drogas.

A iniciativa será executada pelo Conselho de Segurança do Centro, em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), sendo denominada “Menos andarilhos, mais segurança!”. O grupo está elaborando um abaixo-assinado que tem como uma das propostas obrigar ao dependente que seja submeta a tratamento.

Por meio do Conselho Estadual e das Comissões de Direitos Humanos, Direitos Sociais e Segurança Pública, a OAB considerou a proposta “atentória” e “totalmente contrária aos princípios que regem a Dignidade da Pessoa Humana”.

“Tais ‘iniciativas’, além de coibirem o livre exercício do direito de ir e vir assegurada pela Constituição Federal, ainda incita a população a tomar medidas radicais, ilegítimas e injustas a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, divulgou a OAB/MS.

Na rua – em entrevista ao Campo Grande News, Adelaido Luíz Spinosa Vila, que já presidiu o conselho e hoje comanda da CDL, explica que em 2018, levantamento feito por empresários e moradores voluntários, apontou a presença de ao menos 1,5 mil pessoas em situação de rua perambulando pela região central, boa parte delas dependente de drogas e álcool.

O presidente da CDL explica que intenção do abaixo-assinado é chamar a atenção do Poder Público para o problema, “que não é só de segurança”. “Queremos levantar essa discussão porque é uma questão de saúde pública.

A OAB considera a medida uma "adoção de políticas de 'higienização social'", que será duramente combatida pela Ordem. A entidade ainda chama atenção para a "necessidade de fortalecimento das ações de acolhimento, tratamento e recuperação das pessoas que espontaneamente adiram a tais programas e não a internação compulsória, que há décadas já é uma medida desaconselhada e em desuso". 

A Ordem também se coloca à disposição "para discutir o aperfeiçoamento das instituições e políticas públicas, com o compromisso claro de assegurar o Estado Democrático de Direito, não podendo ser omissa a atitudes que não vão de encontro às garantias fundamentais, ao Direito Constitucional e Internacional".

 

Nos siga no Google Notícias