ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Obras de manutenção em viadutos não têm projeto ou data para começar

Secretário de obras da Prefeitura, Rudi Fioresi afirma que equipes estão mobilizadas “nos estragos da chuva” e ações nos viadutos começam depois das chuvas

Izabela Sanchez | 14/02/2019 07:58
Viaduto da Rua Trindade com a Avenida Costa e Silva, com pilar rachado (Foto: Kisie Ainoã
Viaduto da Rua Trindade com a Avenida Costa e Silva, com pilar rachado (Foto: Kisie Ainoã

Falhas na estrutura e desgaste, considerados por especialistas como riscos, foram apontados em diversos viadutos de Campo Grande. A Prefeitura, então, vistoriou, durante a semana, duas estruturas, o viaduto que encobre o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Ceará e o viaduto entre a Rua Trindade e a Avenida Costa e Silva, próximo à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). As obras de reparo e manutenção, ainda assim, não têm data para começar.

É o que afirmou o secretário da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) Rudi Fioresi. “Há somente a necessidade de manutenção em alguns pontos, mas nada que coloque em risco a estrutura do viaduto, é uma questão estética e de proteção de aterro. Nós vamos começar em breve, estamos concentrados no transtorno da chuva, nos próximos dias devemos começar”, disse.

Nesta quinta-feira (14), equipes da Sisep realizam limpeza nas vias destruídas pela chuva no bairro Jardim Paradiso e na Vila Popular. Segundo o secretário, o objetivo, com a limpeza, é visualizar quais obras serão necessárias. No Jardim Paradiso, o asfalto descolou por completo com a força da água que atingiu a cidade na quarta-feira (13).

Viadutos – No viaduto próximo a UFMS há rachaduras na base, buracos na alça superior e na armação de ferro visível. A passarela recebeu uma “visita” do secretário-adjunto da Sisep na terça-feira (12). Para ele, é necessária a instalação de equipamentos que irão monitorar se há alguma movimentação na estrutura do viaduto.

Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante visita ao viaduto da Ceará (Foto: Marina Pacheco)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante visita ao viaduto da Ceará (Foto: Marina Pacheco)

Para o engenheiro e projetista de pontes José Francisco de Lima, os problemas aumentam ainda mais os riscos de acidentes. “A estrutura está arrebentando e precisa recuperá-la o mais rápido possível. Aqui nós conseguimos ver que os pilares estão se rompendo e isso é muito grave”, alertou, ao visitar o local com a reportagem.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), o secretário e secretário-adjunto visitaram o viaduto da Ceará na terça-feira, mas afirmaram que não há nenhum problema que comprometa a estrutura. No local, prefeito e secretários caminharam sobre o viaduto e comentaram sobre os pontos destacados pelo arquiteto e urbanista Elvio Garabini em visita anterior ao viaduto.

O arquiteto citou um buraco com cerca de quase 1 metro de diâmetro embaixo da estrutura. Além disso, a terra que deveria cobrir o espaço é levada a cada chuva e se esparrama pela calçada, prejudicando até mesmo quem passa a pé pelo local. De perto, é possível ver a terra da espessura fofa.

Ariel Serra comentou que o buraco não compromete a estrutura, mas que a Secretaria vai realizar intervenções nesse ponto. Sobre a terra, ele também afirma não ser prejudicial, mas será trocada por terra nova.

Outro problema identificado pelo especialista foram rachaduras dos pilares de sustentação. Para o prefeito, as falhas são “fissuras”. “Existe uma diferença entre rachadura e fissura e ali só tem fissura e não compromete a estrutura”, disse.

Nos siga no Google Notícias