ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Obras no Imbirussu garantem recuperação de matas e limpeza de córregos

Edmir Conceição e Fabiano Arruda* | 15/11/2011 11:38
Márcio Cristaldo:  “Para a questão ambiental, o complexo é uma grande vitória”. (Foto: João Garrigó)
Márcio Cristaldo: “Para a questão ambiental, o complexo é uma grande vitória”. (Foto: João Garrigó)

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande, Marcos Cristaldo, disse que o complexo Imbirussu-Serradinho assegurou não apenas o reordenamento viário e urbanização de fundos de vale, mas também a recuperação de áreas degradas pela ocupação urbana e limpeza dos córregos. Ele destaca que a recuperação de APPs (áreas de proteção permanente) a partir da implantação do segundo viveiro no novo Horto Florestal. “Para a questão ambiental, o complexo é uma grande vitória”, afirmou, apontando o Parque Linear como um projeto voltado ao futuro.

Segundo Cristaldo, Campo Grande ganhou mais de 22 hectares de área verde recém-revitalizada com o novo Horto Florestal. O espaço favorece maior integração com o Parque Linear Imbirussu e também permitirá a realização de atividades voltadas ao lazer e à educação ambiental.

O Projeto também contemplou ações de tratamento paisagístico. O prédio de uma antiga escola municipal, agora reformado, vai abrigar o centro de educação ambiental. O novo Horto Florestal também terá uma infraestrutura de lazer, com a instalação de trilhas ecológicas.

Viveiro Municipal - O viveiro presente no novo Horto ocupa uma área de três hectares e terá a capacidade de produzir cerca de cem mil mudas anuais, o que implica um aumento de quatro vezes na produção atual. Lá serão cultivadas mudas arbustivas, arbóreas e de forrações para atender a demanda de plantio nas praças, canteiros centrais e parques da cidade, além de doação para a população.

No local existem mais de cem espécies vegetais, incluindo as árvores frutíferas como jaca, pitanga, acerola, goiaba e banana. Diversos animais silvestres também habitam a região, como pacas, quatis, macacos, lagartos e capivaras.

(*) Com Informações da Prefeitura

Nos siga no Google Notícias