ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Clientes bancários já podem comparar e transferir empréstimos pelo celular

Transferência ocorre por aplicativo e reduz prazo para até cinco dias

Por Gustavo Bonotto | 03/02/2026 23:27
Clientes bancários já podem comparar e transferir empréstimos pelo celular
Cidadã acessa transferência bancária pelo celular. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Correntistas já podem pedir a portabilidade de crédito de forma totalmente digital, por meio do open finance, com a transferência de empréstimos entre instituições financeiras diretamente pelos aplicativos dos bancos. A funcionalidade começou a valer nesta semana e busca ampliar a concorrência no mercado de crédito.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O sistema de open finance agora permite que correntistas realizem a portabilidade de crédito de forma totalmente digital, diretamente pelos aplicativos bancários. A nova funcionalidade reduz o tempo do processo de 20-25 dias para até cinco dias úteis, facilitando a comparação de propostas e renegociação de dívidas.Inicialmente disponível apenas para crédito pessoal sem consignação, o sistema deve expandir gradualmente para outras modalidades. Com cerca de 100 milhões de consentimentos ativos, o open finance busca aumentar a transparência do mercado e potencialmente reduzir as taxas de juros, que atualmente variam entre 4% e 20% ao mês.

Com a nova opção, o processo deixa de levar entre 20 e 25 dias, como ocorre fora do open finance, e pode ser concluído em até cinco dias úteis. O consumidor passa a comparar propostas com mais clareza e escolher condições mais vantajosas para renegociar dívidas.

Nesta fase inicial, a portabilidade digital vale apenas para operações de crédito pessoal sem consignação, conhecidas como crédito sem garantia. Outras modalidades devem ser incluídas de forma gradual, conforme o cronograma do sistema.

Em entrevista nesta terça-feira (3), a presidente-executiva da Associação Open Finance Brasil, Ana Carla Abrão, afirmou que a novidade torna o mercado mais transparente e comparável. Segundo ela, a meta é ampliar a portabilidade para linhas como crédito imobiliário.

De acordo com a associação, a troca padronizada de dados tende a reduzir juros, principalmente no crédito sem garantia, que hoje apresenta taxas que variam de 4% a 20% ao mês. Com ofertas mais claras, o cliente consegue visualizar o impacto no valor das parcelas e no custo total do contrato.

Criado pelo BC (Banco Central) e lançado em fevereiro de 2021, o open finance permite o compartilhamento seguro de dados financeiros com autorização do cliente. O sistema já soma cerca de 100 milhões de consentimentos ativos, o equivalente a aproximadamente 30 milhões de pessoas com ao menos uma conta conectada.

A portabilidade do crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está prevista para entrar no sistema a partir de novembro de 2026, segundo o cronograma atual.