ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Ônibus que deveria combater tráfico de drogas está parado há um ano

Natalia Yahn | 19/01/2016 11:00
Ônibus equipado com 7 câmeras fica estacionado na sede da Guarda Municipal, no Bairro Aero Rancho. (Foto: Marcos Ermínio)
Ônibus equipado com 7 câmeras fica estacionado na sede da Guarda Municipal, no Bairro Aero Rancho. (Foto: Marcos Ermínio)

Parado há pelo menos um ano, o ônibus que deveria servir como unidade de monitoramento do projeto “Crack, é possível vencer” na região da Vila Nhá Nhá, em Campo Grande, não tem previsão de deixar o estacionamento. O veículo, cheio de equipamentos que poderiam ser utilizados em serviços de segurança pública, foi repassado à Prefeitura pelo Ministério da Justiça.

Enquanto o representante do Sindicato dos Guardas Civis Municipais, Hudson Bonfim, afirma que o veículo foi entregue em dezembro de 2014, o comandante Marcos CesarEscanaichi, diz que o ônibus chegou no primeiro semestre de 2015. “Eu não sei precisar, mas foi entre abril e junho do ano passado”, disse Escanaichi.

A burocracia para documentar os veículos foi a justificativa dada para que o ônibus, dois carros e duas motos – todos fazem parte do mesmo projeto –, ainda estejam fora de operação.

“Recebemos o termo de doação do Ministério da Justiça somente na segunda quinzena de dezembro de 2015. Não podemos transitar sem placas. Mas ontem (18) foi feita a vistoria nos dois carros e nas duas motos, e tão logo sejam emplacados e licenciados vão estar na atividade sim”, afirmou o comandante.

Mas, o uso dos veículos é outro ponto em discussão, pois deveriam atender apenas o projeto, que também não tem previsão de início. “A segunda etapa seria a instalação das câmeras de videomonitoramento, mas em virtude da crise financeira, teremos adaptações”, disse Escanaichi.

A principal mudança no projeto é o uso da tecnologia para transmissão de dados. “O ônibus pode transmitir e receber informações por fibra óptica, mas a região da Nhá Nhá não é dotada, então vamos ter que mudar para que seja via rádio. Na semana passada estive em Brasília (DF) para discutir isso e disseram que vão priorizar Campo Grande, pois aqui será o projeto piloto desse tipo de transmissão”, explicou o comandante da Guarda Municipal.

Em novembro de 2015 o ônibus foi "apresentado" na Praça Ary Coelho. (Foto: Marcos Ermínio)
Em novembro de 2015 o ônibus foi "apresentado" na Praça Ary Coelho. (Foto: Marcos Ermínio)

Mato Grosso do Sul aderiu ao projeto “Crack, é possível vencer” julho de 2012, mas até agora nenhuma ação efetiva está em funcionamento. Na Capital, além da Vila Nhá Nhá, outros três bairros – Guanandi, Marcos Roberto e Taquarussu – também deveriam receber o monitoramento. A escolha da região, de acordo com a Guarda Municipal, foi feita por uma pesquisa, que identificou as regiões com maior estatística de uso e venda de entorpecentes.

“Foi um levantamento da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas). Nossa preocupação é que o bairro onde o projeto vai funcionar é violento, e os guardas não podem estar desarmados. Por isso foi aberto processo de armamento, e os 48 guardas que vão atuar lá terão essa garantia”, explicou Hudson Bonfim.

Lançamento – No dia 17 de novembro do ano passado o ônibus e os outros veículos do projeto foram “apresentados” na Praça Ary Coelho, no centro da Capital. Ao todo são 29 câmeras, sete delas acopladas no próprio veículo e o restante espalhadas nas ruas dos bairros.

Quatro câmeras são instaladas no próprio veículo do lado de fora, enquanto outras duas do lado de dentro e uma no topo de uma antena do automóvel. Também no interior do ônibus existe dez telas monitoradas, onde devem atuar quatro guardas municipais.

Nos siga no Google Notícias