A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

16/02/2011 20:53

Pacientes esperam 8 horas por atendimento no Posto do Guanandi

Jorge Almoas e Viviane Oliveira

Na tarde de hoje, três médicos estavam disponíveis para atender 65 pessoas

Posto do Guanandi recebe pacientes de bairros como Coophavila, Bandeirantes e Tijuca. (Foto: João Garrigó)Posto do Guanandi recebe pacientes de bairros como Coophavila, Bandeirantes e Tijuca. (Foto: João Garrigó)

O cenário não é novo, mas ainda causa indignação. A espera para atendimento na rede pública de saúde de Campo Grande expõe problemas como falta de pessoal e má condição do trabalho. No Posto de Saúde do Guanandi, um dos maiores da Capital, a espera passava de oito horas nesta quarta-feira.

A reportagem do Campo Grande News esteve no local e flagrou que pelo menos 65 pessoas aguardavam atendimento. No entanto, somente três médicos estavam de plantão no momento.

“Só vim para apresentar um exame e estou aqui desde às 7 horas. Deixei de comer para não perder a vez”, conta a dona de casa Edinalva Azevedo Nascimento, de 72 anos. Depois de oito horas de espera, a idosa finalmente foi atendida.

Vanderley sofre de pressão alta e estava com tontura no aguardo de ser atendido. (Foto: João Garrigó)Vanderley sofre de pressão alta e estava com tontura no aguardo de ser atendido. (Foto: João Garrigó)

A monitora Adriana Fernandes Kill, 26 anos, acompanhava o marido Wesley, de 23 anos, que estava com suspeita de dengue. O casal havia chegado às 8 horas e sete horas depois ainda esperavam no pátio do posto de saúde.

“A febre dele está aumentando”, comenta Adriana preocupada com o marido. A monitora conta que as informações sobre o estado de saúde de Wesley estão com os médicos desde que chegaram ao posto. “Acho pouco médico para muita gente”.

Dentre as pessoas ouvidas pelo Campo Grande News, a principal reclamação era sobre suspeita de dengue. O auxiliar de limpeza, Levi da Silva Oliveira, de 24 anos, pensa estar com a doença. “Estou sem comer, com dor de cabeça, no corpo e febre. Cadê o médico?”, reclama Levi.

No caso do comerciante Vanderley Marcelino Marques, de 42 anos, a demora era acompanhada de incômodo. “Tenho problema de pressão alta, e estou com muita tontura”, delatou o homem.

“A maioria das pessoas que chegaram junto comigo às 8 horas não foram atendidos ainda”, relata a agente de terminal Vanessa Ferreira Mainate, de 19 anos. Os funcionários do posto de saúde pediam calma aos pacientes, e diziam que os médicos estavam dando preferência aos casos urgentes.

Enfermeira de Posto de Saúde de Bonito é agredida por demora em atender criança
A demora no atendimento a uma criança de três anos esta tarde (15) resultou em tentativa de agressões a uma enfermeira que trabalha no Posto de Saúde...
Mulher provoca desordem em posto de saúde e agride guarda municipal com chute
Uma mulher de 39 anos provocou desordem hoje, às 19h55, no Posto de Saúde do bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Ela também agrediu o guarda municip...
Paciente tenta agredir enfermeira em posto de saúde
Jeferson Santos Braga, 21 anos, tentou agredir ontem (01), a enfermeira-chefe no Centro Regional de Saúde do bairro Universitário, em Campo Grande. D...
Saúde explica demora no atendimento
Diretora afirma que médicos atenderam o dobro de pacientesA diretora de assistência em saúde em exercício e coordenadora da Rede Municipal de Saúde,...


pagamos impostos de tudo!
os politicos ganham uma renca de dinheiro, nosso dinheiro!
eu não acredito que o governo e prefeitura não tenhão dinheiro pra contratar medico!
politico pra mim e igual mafioso so eles ganham e tambem os parceiros deles.
fico triste mais acredito em deus ele se encaregara deles!
justiça de deus não falha!
 
will farias em 17/02/2011 12:20:39
Fui procurar o posto do Guanandi ontem, cheguei lá as 14:15 e fui passar pela triagem as 17:10. Fiquei lá um bom tempo esperando e ainda em pé, pois os lugares estavam todos ocupados, e tinha pessoas aguardando para ser atendido desde de manhã.
Quando passei pela triagem o rapaz que me atendeu me disse que o médico só iria me atender lá pelas 21:00 ou 22:00 horas...
Isso é um absurdo, pessoas chegam a ir no posto quando estão passando mal e quando chega se depara com uma situação assim...
E depois os politicos fica falando ai que a na área da saúde as coisas estão melhorando...
Que vergonha...
 
Izabela Souza em 17/02/2011 12:19:19
É.........SÓ QUEM SENTIU NA PELE PARA SABER .......CARACAS CADE AS AUTORIDADES EM CASOS COMO ESSE????? VAI SABER NÉ? ACHA QUE ELES SE IMPORTAM......... NÃO.....NEM UM POUCO....AFINAL NÃO SÃO ELES QUEM ESTÃO A PASSAR POR ESTAS SITUAÇÕES.........
 
NÍDIAN BENITES em 17/02/2011 12:17:59
Infelizmente nao é so no posto do guanandi a demora, ai vc chego no posto ta cheio de cartaz informando lei de desacato ao funcionario publico, e o respeito com a populaçao onde fica, no vila almeida tem um cidadao que fica na recepçao parace que trabalha obrigado e de favor, atende mal tem que colocar gente pra fiscalizar o trabalho desse povo, dai sim podemos começar a ter resultado....
 
Rafael Ihorio em 17/02/2011 11:22:49
É assim mesmo, é daí pra pior! >>>Brasil
 
Giovanna Vieira em 17/02/2011 10:16:00
É complicado o atendimento nesse posto de saúde, estava com a minha namorada doente, cheguei as 6:00hs da amanhã, e já eram 12:30hs e não tinha sido atendido ainda,fui a procura de um hospital particular.Sem contar que as vezes chegavam pessoas que eram conhecidas de alguns funcionários e eram atendidas rapidamente, é lamentável isso.
 
Kaléu Freitas em 17/02/2011 10:08:51
POIS É, A ESPERA É INTERMINÁVEL E AINDA CORRE O RISCO DE "PEGAR UM CAVALO" PARA LHE ATENDER !!! ESSE É O NOSSO BRASIL!
OS PARLAMENTARES VOTAM CONTRA O POVO E ESQUECEM DELE !!!
CADÊ NOSSOS IMPOSTOS ?? PARA ONDE VAI TANTO DINHEIRO DO POVO!!
VAMOS ACORDAR GENTE !!!
 
JOELMA BARRETO em 17/02/2011 09:32:48
Não estou entendendo essa notícia. Durante a campanha falaram tanto em saúde, que estava tudo perfeito. Nossa o que será que está acontecendo?
 
Maria Zavan em 17/02/2011 09:05:33
Isso e uma vergonha pra esse estado que rouba o contribuinte, queria ver se esse governador e prefeito dependesse do sisteminha de saude que eles pensa que esta funcionando, sera que a populaçao depende so de boniteza da cidade, toma vergonha na cara proxima eleiçao vamos ver.
 
jose geraldo xavier em 17/02/2011 07:24:57
Não podemos esquecer de que o IPTU teve um reajuste absurdo, e a prefeitura ainda diz não ter verba para melhorar a saúde, tem ainda a questão que se falou a algum tempo sobre a volta da CPMF, disseram que esse imposto era pra custear a saúde, e nós ainda temos que acreditar?
Por que a população não vai até os vereadores reclamar, afinal votamos neles pra que.

Caros leitores vamos procurar nossos direitos, procurem a Câmara municipal e o seu vereador, vamos agir chega de reclamar uns para os outros.
 
Oswaldo Junior em 17/02/2011 04:53:43
OLHA NOSSOS POSTOS DE SAUDE REALMENTE ESTÃO EM SITUAÇÃO LAMENTAVEL EU TAMBEM FIQUEI ONTEM DAS 14:00 HS ATÉ AS 20:00 AGUARDANDO NO POSTO DO AERO RANCHO UMA AMBULANCIA DO SAMU CHEGAR PARA ENCAMINHAR MINHA AVÓ DE 63 ANOS PARA O HOSPITAL REGIONAL LA A CALAMIDADE ESTA DECRETADA EXISTEM PESSOAS POR TODOS CORREDORES SEM VAGAS NOS QUARTOS HOJE DE MANHA POR VOLTA DAS 7:30 HS NÃO DAVA PARA AS ENFERMEIRAS ANDAR NOS CORREDOR DE TANTAS MACAS ESPALHADAS POR TODOS OS LADOS, NÃO TEM COMO ELES ATENDER TODOS E OS PACIENTES ESTÃO FICANDO ABANDONADOS POR HORAS ATÉ APARECER ALGUEM PARA TROCAR SOROS E FAZER PROCEDIMENTOS REALMENTE NÃO SEI COMO ISSO VAI ACABAR É UM ABSURDO NOSSA REALIDADE, INCLUSIVE O SAMU FICA PRESO NOS HOSPITAL ATÉ SEREM LIBERADAS SUAS MACAS, POIS NEM ISSO ESTA TENDO NO REGIONAL. FICO MUITO TRISTE MINHA AVÓ ESTA LA VAI FICAR POR MUITOS DIAS E NÃO TENHO NEM PREVISÃO DE QUANDO AVERÁ UMA VAGA DIGNA A UMA SENHORA DE 63 ANOS, MAIS COMO ELA INFELIZMENTE TEM MAIS DE 30 O JEITO É DESABAFAR COM VCS E REZAR PARA QUE ALGUEM FAÇA ALGUMA COISA.
 
ÉTILA GUEDES em 17/02/2011 03:29:24
É lamentavel o que ocorre NOS POSTOS DE SAUDE, sinto tanta impotencia diante desses fatos que dá vontande de chorar...Outro dia fui ao posto da coophavila II buscar um remedio p/ um senhorzinho meu vizinho q esta doente, tem um atendente lá, acho que ele pertence a ala dos gls, não tenho nada contra pq conheço pessoas assim que são otimas, me dispensou um PÉSSIMO tratamento, tinha uma senhora de idade q não estava entendendo o que ele explicava, então ele(a) disse: Ninguem merece hein senhora, já repeti varias vezes e a senhora não entende....e a coitada saiu de lá desanimada, desolada, envergonhada...minha vontade foi de dar uma surra nele, mas pensei...dai chamam a polícia e eu é que estarei errada. Meus Deus, que decepção com alguns que se dizem serem humanos. Senhor prefeito, coloque chefes que tem condições de comandar esses postos e que sejam humanos, educados pelo menos...Que Deus tenha piedade de nós.
 
Aparecida Pontes em 17/02/2011 02:08:02
É chato saber que esse povo sofrido vai votar na mesma gente nas proximas eleições... o jeito é pararmos de reeleger qualquer que seja o candidato nas proximas eleições... acho que dessa forma eles vão passar a ter mais cuidado com quem tem nas mãos o voto,,,,, valorizem o seu voto, ele pode acabar com tudo isso.
 
agricio Araujo em 17/02/2011 01:47:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions