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Capital

Pacientes esperam mais de 7 horas para atendimento em postos 24 horas

Viviane Oliveira | 30/07/2012 20:48
Já na entrada o aviso: os casos mais graves serão atendidos primeiro. (Foto: Simão Nogueira)
Já na entrada o aviso: os casos mais graves serão atendidos primeiro. (Foto: Simão Nogueira)

Pacientes reclamam da demora no atendimento médico nas unidades de saúde 24 horas, em Campo Grande. Na tarde desta segunda-feira (30), teve gente que disse ter esperado mais de 7 horas por uma consulta no pronto-socorro.

Segundo Renan Cardoso Elias, de 21 anos, chegou no UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico) do bairro Guanandi ao meio-dia com forte dores no corpo. “Vai dar 17h e até agora nada de consulta”, reclama.

De acordo com Renan, a administração do posto informou que o atendimento estava lento por causa da falta de um médico. Nesta tarde, apenas dois clínicos gerais estavam de plantão para atender o serviço de urgência.

Aguardando desde às 10h, Cleomides Cardoso, de 47 anos, procurou o posto de saúde por causa de um furúnculo na cabeça. “Hoje faltei serviço por causa da dor que estou sentindo. Se não conseguir atendimento, amanhã não vou poder faltar novamente no emprego”, lamenta, acrescentando que ia esperar o plantão noturno.

“Para não precisar fazer outra ficha, vou ficar aqui para esperar os médicos plantonistas da noite”, disse Júlio Cesar Dias Medeiros, de 27 anos, que aproveitou a folga do trabalho para se consultar.

Do outro lado da cidade, no UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico) do bairro Vila Almeida, a situação não foi diferente. Uma paciente de 21 anos disse que após esperar duas horas por uma consulta, foi embora sem atendimento médico.

“Só tinha um plantonista atendendo e tinham 13 pessoas na minha frente. A enfermeira avisou que depois das 13h o médico iria atender apenas os casos de emergência”, disse a paciente, que foi ao posto porque está com a garganta inflamada.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que antes do atendimento é feito a triagem, que determina o grau de urgência do paciente. O critério de atendimento segue a classificação de risco do paciente, porém a assessoria afirma que todos os pacientes que procuram as unidades são atendidos.

Ainda conforme a assessoria de imprensa, os postos de saúde 24 horas dão prioridade para pacientes que são encaminhados, em estado grave, pelo Samu (serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e para aqueles que precisam de atendimento imediato.

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