A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

30/07/2012 20:48

Pacientes esperam mais de 7 horas para atendimento em postos 24 horas

Viviane Oliveira
Já na entrada o aviso: os casos mais graves serão atendidos primeiro. (Foto: Simão Nogueira)Já na entrada o aviso: os casos mais graves serão atendidos primeiro. (Foto: Simão Nogueira)

Pacientes reclamam da demora no atendimento médico nas unidades de saúde 24 horas, em Campo Grande. Na tarde desta segunda-feira (30), teve gente que disse ter esperado mais de 7 horas por uma consulta no pronto-socorro.

Segundo Renan Cardoso Elias, de 21 anos, chegou no UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico) do bairro Guanandi ao meio-dia com forte dores no corpo. “Vai dar 17h e até agora nada de consulta”, reclama.

De acordo com Renan, a administração do posto informou que o atendimento estava lento por causa da falta de um médico. Nesta tarde, apenas dois clínicos gerais estavam de plantão para atender o serviço de urgência.

Aguardando desde às 10h, Cleomides Cardoso, de 47 anos, procurou o posto de saúde por causa de um furúnculo na cabeça. “Hoje faltei serviço por causa da dor que estou sentindo. Se não conseguir atendimento, amanhã não vou poder faltar novamente no emprego”, lamenta, acrescentando que ia esperar o plantão noturno.

“Para não precisar fazer outra ficha, vou ficar aqui para esperar os médicos plantonistas da noite”, disse Júlio Cesar Dias Medeiros, de 27 anos, que aproveitou a folga do trabalho para se consultar.

Do outro lado da cidade, no UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico) do bairro Vila Almeida, a situação não foi diferente. Uma paciente de 21 anos disse que após esperar duas horas por uma consulta, foi embora sem atendimento médico.

“Só tinha um plantonista atendendo e tinham 13 pessoas na minha frente. A enfermeira avisou que depois das 13h o médico iria atender apenas os casos de emergência”, disse a paciente, que foi ao posto porque está com a garganta inflamada.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que antes do atendimento é feito a triagem, que determina o grau de urgência do paciente. O critério de atendimento segue a classificação de risco do paciente, porém a assessoria afirma que todos os pacientes que procuram as unidades são atendidos.

Ainda conforme a assessoria de imprensa, os postos de saúde 24 horas dão prioridade para pacientes que são encaminhados, em estado grave, pelo Samu (serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e para aqueles que precisam de atendimento imediato.



logico que toda a cupula a saude vai dizer que esta tudo bem,todos são atendindos,mais se 10 ou mais falam a mesma coisa,porq não investigar ,isso é caso de policia,ninguem aguenta mais o descaso.
 
solange obara em 31/07/2012 09:34:04
Cidade governada por médico há mais de 15 anos. Se não é má Administração é o quê??? Estive numa cidade do nordeste e fiquei bobo de ver o atendimento em um hospital público de lá, melhor do que a Clínica Campo Grande daqui, sem exagero. Eu duvido se eu levasse 3 meses para colocar n eixo a administração desses postos. Tem apensa de ser justo e esquecer a politicagem. Aprenda a votar em 07.10.12.
 
luiz alves em 31/07/2012 07:38:19
Isto é a nossa saúde,enquanto o cão scooby esta em uma clinica particular,as pessoas ficam horas nos potos de saude.Vamos nos unir para deixar somente os cães votarem nas proximas eleições.
 
Lia alves em 30/07/2012 11:44:34
E isso que acontece uma pouca vergonha falta de respeito com o ser humano as eleições estão ai vamos prestar atenção em quem vamos votar e tudo uma corja não estão nem ai para o caos da saúde da nossa cidade e lamentável.
 
maristela persi em 30/07/2012 11:13:51
NAO E FACIL NAO E PACIENTE, MORRENDO EM FILA DE POSTO , HOSPITAL E NINGUEM FAZ NADA, ENQUANTO CACHORRO SCOOB TA EM CLINICA PARTICULAR, SERA QUE A POLITICA ESTA MUDANDO, SERA A CACHORRADA QUE VAI VOTAR EM CACHORRADA NESTAS ELEIÇOES, NAO VI NEM UM DECRETO PARA VOTO ESTE ANO ELEITORAL....................
 
CARLOS SANTOS CAVALCANTI em 30/07/2012 11:12:56
Posto 24 horas é para atendimento emergencial! Garganta inflamada pelo que eu saiba não é emergência. Consulta médica de rotina é para ser feito nas unidades Básicas e não em unidades de pronto atendimento. Além da falta de médico, as pessoas que realmente estão passando mal enfrentam postos 24h lotados de pessoas com "garganta inflamada".
 
Ana Oliveira em 30/07/2012 10:38:41
Na semana passada meu filho estava com dor no corpo, febre e ancia de vômito.ele foi no posto da vila Almeida as !4 horas, e ficou passando mal, estava quase desmaiando e não aparecia ninguém para atende-lo, Tive que leva-lo embora ,pois, já era 19 horas e não aparecia ninguém, até os funcionários somem nesta hora, acho um absurdo,pois, pagamos impostos e pior não temos com quem reclamar.
 
Roseana Ramos em 30/07/2012 09:42:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions