ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Pais querem vacinação a alunos de escola onde gripe A foi confirmada

Diante de casos de gripe A, pais reclamam de omissão e exigem providências para evitar surto.

Anahi Gurgel | 26/05/2017 18:38
Palestra sobre prevenção do vírus influenza, ministrado por Mariah Barros nesta sexta-feira (26). Reunião virou palco para questionamentos. (Foto: Direto das Ruas)
Palestra sobre prevenção do vírus influenza, ministrado por Mariah Barros nesta sexta-feira (26). Reunião virou palco para questionamentos. (Foto: Direto das Ruas)

Grupo de aproximadamente 60 pais de alunos da Escola Municipal Major Juca-Pyrama, localizada na Base Aérea de Campo Grande, protocolou, nesta sexta-feira (26), junto à Semed (Secretaria Municipal de Educação), abaixo-assinado para que a prefeitura providencie vacinação contra gripe todas as crianças matriculadas na unidade.

O documento conta com aproximadamente 70 assinaturas de pais e responsáveis que estão indignados com o que eles chamam de “omissão” pela direção da escola, que não comunicou oficialmente sobre um caso confirmado de H1N1, diagnosticado em uma aluna de 7 anos no dia 12 de maio.

“Não queremos brigar, queremos proteger nossos filhos. Se soubéssemos que havia uma ameaça na escola, teríamos ajudado, tomado medidas para evitar probloemas maiores. Poderíamos até mesmo realizar campanha de doação de materiais, como álcool gel, sabonetes, já que as vezes até papel higiênico falta lá”, relata Gleice Rezende, 36, mãe de um casal de 5 e 8 anos.

Após reportagem do Campo Grande News relatando o caso da gripe A, na quarta-feira (24), a direção da escola e a prefeitura agendaram uma reunião para as 7h30 da manhã de hoje, com o objetivo de orientar pais e alunos quanto aos cuidados com higiene pessoal e prevenção do vírus influenza.

No entanto, a palestra, ministrada pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, acabou sendo palco de questionamentos por parte do público, que pediu explicações para a omissão da diretora Lilia Rosinei de Souza Rodrigues em relação ao caso confirmado e esclarecimentos sobre as providências a serem tomadas daqui para frente.

“Essa falta de comunicação foi a gota d'água. Enquanto gestora, ela tinha que ter rebatido qualquer recomendação contrária sobre o aviso aos pais, se realmente teve, e ter evitado a exposição de outros alunos”, ressalta.

Estamos todos preocupados, com receio de mandar os filhos para as aulas. Muitas crianças estão apresentando sintomas como febre alta. Pode não ser H1N1, mas assusta bastante”, disse.

Com o abaixo-assinado protocolado na Semed, o próximo passo agora é procurar orientação jurídica para pleitear na Justiça a vacinação dos cerca de 250 alunos da escola.

Questionada sobre o protocolo do documento, a assessoria de imprensa da Semed não deu retorno até o fechamento deste texto.

Exame confirma gripe A em criança de 7 anos, estudante da escola Juca-Pyrama. Seria o segundo caso registrado na unidade. (Foto: Direto das Ruas)
Exame confirma gripe A em criança de 7 anos, estudante da escola Juca-Pyrama. Seria o segundo caso registrado na unidade. (Foto: Direto das Ruas)

Caso confirmado - A confirmação do primeiro caso foi feita pela Semed na última quarta-feira (24). Por meio da assessoria de imprensa, a pasta informou que recebeu comunicado do diagnóstico positivo de gripe A no dia 12 e comunicou a Sesau.

A situação veio à tona depois que a mãe de uma outra aluna da mesma escola relatou que pais e professores estavam preocupados com um possível surto da doença. A mãe, que não quis se identificar, disse que a filha apresentou febre alta dias depois e também foi confirmado gripe A, no dia 22 de maio. 

A secretária Ilza Mateus de Souza, disse em entrevista ao Campo Grande News nesta quinta-feira (25) que seguiu todos os protocolocos diante da situação. "Comunicamos a Sesau e a partir daí, é ela quem define as ações, inclusive as orientações à comunidade escolar". 

"Quanto á suspensão das aulas, não foi recomendado porque depende muito da gravidade da doença", ponderou, reforçando que somente 1 dos casos chegou ao conhecimento da secretaria.

Nos siga no Google Notícias