Para homenagear padroeiro, caminhoneiros se unem em missa na Praça do Papa
Profissionais fizeram cortejo pela Av. Duque de Caxias até a Praça do Papa, onde foram receberam bênçãos

Para homenagear São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e caminhoneiros, cerca de 200 profissionais do volante participaram de uma carreata na manhã deste domingo (27), em Campo Grande. Um cortejo percorreu a Avenida Duque de Caxias e seguiu até a Praça do Papa, na Vila Sobrinho, onde foi realizada uma missa de bênção, com a presença de familiares dos motoristas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Cerca de 200 motoristas participaram de carreata e missa em homenagem a São Cristóvão, em Campo Grande, neste domingo (27). O evento, que percorreu a Avenida Duque de Caxias até a Praça do Papa, celebrou o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. A iniciativa, retomada após sete anos, foi organizada pelo caminhoneiro Fernando Hannusch, com apoio do grupo CLN (Conexão Loucas Noites). A homenagem contou com a presença de familiares, bênçãos do padre Reginaldo Padilha, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e a participação de motoristas de cidades vizinhas, como Sidrolândia. A carreata, realizada no domingo para facilitar a participação dos caminhoneiros, foi financiada por meio de rifas e vaquinhas, devido à falta de apoio do poder público. Os organizadores esperam que o evento cresça nos próximos anos.
Apesar de o dia oficial de São Cristóvão ser 25 de julho, a homenagem foi realizada neste domingo para facilitar a participação dos caminhoneiros, muitos deles na estrada durante a semana.
- Leia Também
- Poucos sabiam que Jonir carregava um santo no nome e no coração
- Frete de caminhões tem novo reajuste e aumento chega a 3,55%
Esta foi a terceira edição da carreata, que havia sido interrompida há sete anos e voltou a ser organizada pelo caminhoneiro Fernando Hannusch, de 35 anos, mais conhecido como Babu. Caminhoneiro há 13 anos, ele integra o grupo CLN (Conexão Loucas Noites), responsável por mobilizar outros trabalhadores da categoria para o evento.
“Hoje tiramos um dia para prestar essa homenagem a ele, que nos protege nas estradas, dos perigos da vida. É uma tradição que tinha parado, mas resolvemos retomar. É muito burocrático fazer isso, o poder público não ajuda, é tudo com recursos próprios. Precisamos fazer rifas e vaquinhas para levantar os recursos", contou Babu.
Além do CLN, outros grupos de caminhoneiros também participaram da mobilização. No local, famílias se reuniram para almoçar e seguiram ao longo da tarde com atividades de lazer. Os grupos alugaram tendas, montaram palco e contaram com caixas de som para o momento das bênçãos.
A celebração religiosa foi conduzida pelo padre Reginaldo Padilha, pároco do do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que participou pela primeira vez da homenagem e destacou o valor espiritual da data.

“São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas. O trânsito ceifa muitas vidas, e parar um pouco no domingo para rezar e pedir proteção é muito importante. Ele carregava as pessoas nos ombros para atravessar um rio e, em uma dessas vezes, levava o próprio Jesus. Por isso, representa todos que estão em movimento, trabalhando nas estradas”, explicou o padre.

Além dos veteranos, muitos caminhoneiros participaram pela primeira vez, como Juliano Lacerda, de 37 anos. Ex-motorista de coletivo, ele agora trabalha por conta própria e viu na carreata uma oportunidade de renovar a fé e celebrar a profissão.
"Fiquei sabendo do evento pelos meus colegas. Creio em São Cristóvão e tô achando o evento muito bom. Esse é o primeiro de vários que quero participar. Acho que as pessoas deveriam ajudar e participar mais, mas de pouquinho em pouquinho vamos conseguindo", disse Juliano.

A carreata também atraiu pessoas de municípios próximos à Capital, como é o caso de Mayhcon Souza, de 23 anos, que percorreu 71 km de Sidrolândia até Campo Grande com a esposa e um amigo. "O evento é muito bom para reunir os caminhoneiros. Sou católico e creio em São Cristóvão. Vim para curtir o dia e pedir proteção nas estradas", contou.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.