A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

19/05/2012 08:36

Para não pagar estacionamento, clientes de shopping lotam rua de carro

Mariana Lopes

Na região do Shopping Campo Grande, quem acaba prejudicado são os moradores, que sofrem com o tumulto de veículos

Quase sem vagas para estacionar, motoristas tentam a sorte na rua Jintoku Minei (Foto: João Garrigó)Quase sem vagas para estacionar, motoristas tentam a sorte na rua Jintoku Minei (Foto: João Garrigó)

Não é de hoje que consumidores reclamam do preço cobrado pelo estacionamento no Shopping Campo Grande. A consequencia disso é que agora faltam vagas nas ruas da redondeza e quem acaba prejudicado são os moradores, que sofrem com o tumulto de veículos.

A situação piorou quando o valor do estacionamento privado subiu, em dezembro do ano passado. “Final de semana é quase impossível encontrar vaga para estacionar”, diz o funcionário público Luiz Carlos Athayde, 29 anos.

Ele é morador na rua Jintoku Minei e teve que estacionar o carro quase na parte de terra do terreno em frente ao apartamento dele para poder descer a filha, que estava dormindo.

“Tem que colocar em qualquer lugar, não tem vaga”, reclama o morador. E para ajudar, caçambas, lixeiras e cones também disputam vaga com os carros na rua.

Por outro lado, a representante comercial Vanessa Borchert, 32 anos, pontua que para quem vai direto ao shopping, fica inviável pagar o valor cobrado. “Venho aqui mais de uma vez por semana e fico no máximo 30 minutos, não tem como pagar todo dia... Os R$ 2 que era cobrado antes já estava muito bem pago”, avalia.

Caçamba e cones disputam vaga com carros (Foto: João Garrigó)Caçamba e cones disputam vaga com carros (Foto: João Garrigó)

Outra rua que também acabou virando opção para quem vai ao shopping Campo Grande, seja para pagar contas ou para passear, é a rua Paraná. Mas nesta, a situação é ainda mais crítica, pelo fato de a via ser estreita e mão dupla.

Em horário de pico, segundo os moradores, há até revezamento para os motoristas conseguirem passar, além da falta de vaga. “É impossível, outro dia tive que parar o carro há duas quadras do apartamento da minha nora e vir na chuva, porque não tinha vage mais perto”, conta uma mulher de 57 anos, que preferiu não se identificar.

A secretária Tâmara Nunes, 31 anos, faz parte da porcentagem que se recusa a pagar pelo estacionamento privado do shopping e deixa o carro na rua. “É caro demais, então todo mundo acaba estacionando aqui fora. Às vezes até fico rodando para achar vaga, mas é melhor do que pagar R$ 4”, comenta.

Enquanto isso, na tarde desta sexta-feira pelo menos, o estacionamento na parte do Carrefour sobrava vagas.

Estacionamento do shopping, na parte do Carrefour, na tarde de sexta-feira (Foto: João Garrigó)Estacionamento do shopping, na parte do Carrefour, na tarde de sexta-feira (Foto: João Garrigó)
Movimento na tarde de hoje na rua Paraná (Foto: João Garrigó)Movimento na tarde de hoje na rua Paraná (Foto: João Garrigó)


Caro vai ficar se alguém furtar o carro, amassar uma porta, quebrar um vidro, depenar o carro, levar o estepe, as calotas, o som, isso sai mais de 4r$, pode ter certeza...
 
paulo roberto em 21/05/2012 12:05:49
Tudo bem que a rua é pública, mas deviam ter o bom censo de não atrapalhar quem visita ou frequenta os prédios da Jitonko Minei. Outra que é verdade, é o risco de quem deixa o carro fora, para ser roubado... acho abusivo o preço cobrado pelo estacionamento, mas tem gente de carro de 30, 40, 50 mil reais estacionando fora? kkkkkkk só por Deus mesmo...não sou rico, mas acho isso engraçado.
 
Érico Correa Lopes em 21/05/2012 08:26:18
MUITO CARO.PREFIRO PARAR LA FORA.E PAGAR AS PESSOAS PARA CUIDAREM.
 
RAFAEL LOPES em 21/05/2012 06:47:38
Em outros Estados já existe uma lei do estacionamento, na qual você está isento do pagamento se gastar até x reais em qualquer estabelecimento dentro do shopping. Deveria haver isso em Campo Grande. Lá só o Carrefour oferece esta vantagem, e agora apenas o preço base é isento, as horas a mais ainda são cobradas. Se eu estou consumindo no shopping, nada mais justo que a isenção do estacionamento.
 
Gisele Sena Bertolazo em 20/05/2012 12:11:57
Bom dia,

Acho muito caro também. Tentem imaginar o lucro que não têm esse estacionamento, e na maioria das vezes nem encontramos vaga. É abusivo o valor sim, só os filhinhos de papai que ficam falando que é uma merreca, no mínimo não dão valor ao seu dinheiro, ou talvez, nem seja dinheiro deles, e sim do papaizinho fazendeiro ou dono de shoping.kk
 
IGOR OLIVEIRA em 20/05/2012 11:07:10
Absurdo isso!! tentaram essa mesma idéia de cobrar lá no ShoppingChina de Pedro Juan e não deu certo, visto que qualquer Shopping de grande porte o lucro é gigantesco, isso daí é ser abusivo com os clientes... Tinham que fazer uma certa greve de ir a esse Shopping isso sim... Cobram e se roubarem seu carrou ou algo dele nesse estacionamento meu amigo, é aquela dor de cabeça na justiça depois!!
 
Marcello Maia em 20/05/2012 09:26:52
O estacionamento do shopping Campo Grande é muito melhor que o do Norte Sul Plaza, que além de cobrar caro, vários carros ficam estacionados em locais que não poderiam estar.Esses dias um carro estacionou atrás do meu meu, foi o maior transtorno pra conseguir sair.No estacionamento do shopping Campo Grande nunca tive problema.
 
VANESSA ARGUELHO em 20/05/2012 08:29:53
Cada um estaciona onde quer e pode. Se o foco da reportagem era protestar com o valor do estacionamento do shopping tudo bem, mas usar o argumento de que por causa do valor do estacionamento os carros estão lotando as ruas e atrapalhando os moradores é ridículo. A rua ainda é pública e qualquer um pode estacionar, sendo ou não morador da região.
 
Otavia Cunha em 20/05/2012 05:47:58
Infelizmente pessoas como Mayara Gavassi fazem comentários que são no mínnimo de uma pessoa com "inveja".
Se mora no mato eu não tenho culpa.
Todos devemos respeitar para podermos ser respeitados.
Acho que vc queria morar nos prédios em frente ao shopping entretanto creio que não possui condições.
Boa tarde!
 
José Carlos Leal em 20/05/2012 02:30:52
quer sossego? ouvir canto de passarinho? rsrsrs vem morar comigo aqui na fazenda...agora o cidadão me mora em um centro urbano, ao lado do maior shoping da cidade e quer "soseguinho""??...ah dá licença...ou entaum vai morar naquelas jaulas lá, condomínio fechados...criar um monte de criança boba
 
Mayara Gavassi em 20/05/2012 01:09:48
Até onde sei as ruas mencionadas na reportagem são públicas e não existe placas de estacionamento proibido, logo, qualquer cidadão pode parar ou estacionar seu veículo nessas áreas independente de residir ou não na região.
Será que isso ainda é correto??
 
Alessandro Gonzalez em 19/05/2012 11:57:20
É absurdo terem dó de R$ 4,00 por estacionamento. Lá tenho segurança e conforto. Já tive problemas mecânicos no estacionamento do shopinng e lá mesmo tive auxilio de funcionários treinados para isso. Fora que meu carro está protegido de tudo. Chega ser ridículo ver carros novos estacionados na rua em volta de lá. Se tem condições de ter um carro novo ou de pagar ele todo mês, R$ 4,00 é merreca.
 
Gabriela Souza em 19/05/2012 11:47:43
R$4,00 E VC ACHA CARO??LEMBRA DAQUELA ENCHENTE NUM COMEÇO DE ANO QUE LEVOU TODOS OS CARROS QUE ESTAVAM NA RUA FURNAS,,,CARRO DE 30.000,00.40 MIL,50 MIL,É ISSO AÍ,O CAMPOGRANDENSE ADORA DESFILAR CARRO BONITO,AS VEZES MAIS CARO QUE A CASA DELE,RSSS,E ACHA 4 "CRUZEIROS" CARO,,,
 
marcelo henrique em 19/05/2012 11:34:29
O estacionamento do Shopp. nada mais é que um atrativo para quem quer fazer compra com conforto, comodidade e segurança. Se o cidadão vai lá e não compra nada, tem que pagar pelo espaço que outro cliente em potencial poderia estar utilizando.Justo! Se comprar acima de um valor determinado o estacionamento deveria ser livre.Mas isso se tornou uma forma de gerar lucro a todo custo.Dane-se o cliente.
 
Fábio Duailibi em 19/05/2012 10:54:18
Opções existem... Se formos mais objetivos e menos vaidosos. Temos outras opções de cinemas, de lojas de departamentos, de super e hiper mercados, lojas de atacarejo, etc. O que não pode nos surpreender é o fato de que os locais de comércio vip mais frequentados, também são aqueles de imóveis com moradores de maior poder aquisitivo, mais carros... mais carros. Daqui uns dias trava tudo.
 
HELOIS VITÓRIO BRAGA em 19/05/2012 10:42:06
Muito simples, façam como eu e minha família - Não comprem no Shoping!!
 
Cesar Miguel Castro em 19/05/2012 10:37:09
Também, temos que ver o outro lado da moeda. Tem muita gente que de nao houver cobrança, vai deixar o carro o dia inteiro no estacinamento. E parar em ruas estreitas e laterais, esta errado, porque prejudica as pessoas que moram nessas ruas e pagam IPTU, eu acho que nos Brasileiros, estamos perdendo a conduta e a educação.
 
Acinayla Queiroz em 19/05/2012 10:34:13
Concordo com vocês todos, mas se acontecer alguma coisa com meu carro nas rua vou brigar com quem? No Shopping se acontecer alguma coisa com meu carro vou pra cima deles!
 
wladimir eudociak em 19/05/2012 10:11:03
Lembro da pesquisa induzida antes da implantação da cobrança! E preciso estar atento. Eles devem encantar o cliente e não enganar o cliente. A sua rentabildade deve ser obtida com o relacionamento negocia! Chega de cobrancas indevida a algo que deveria encantar o cliente.
 
Osmar Camilo em 19/05/2012 09:53:39
Já pensou se todos os mercados que tem estacionamento cobrassem r$ 4,00 reais para vc gastar no proprio mercado? O shoping é a mesma coisa. Tudo isto é ridículo, não deveriamos pagar para estacionar no shoping, isto é um abuso! Pelo movimento de carro q tem dentro do shoping, chamo isto de roubar o cliente na chegada. E o duro é q ninguém vai fazer nada!!!
 
Vanderson Fávaro em 19/05/2012 09:45:31
Ontem 18/05/12, paguei R$6,00 por 4:30 hrs, um preço abusivo. Deveria ser revisto o modo de cobrança. Pra ir fazer compras rápido para poder pagar menos, prefiro ficar em casa ou ir em outro local.
 
Maristela Cesco Brandão em 19/05/2012 09:25:44
Concordo que a população deve reclamar mesmo, e digo mais: deveria começar a ir a outros lugares. Porém não acho certo causar transtornos no trânsito e estacionar em local proibido...outro dia quase não consegui passar naquela rua de acesso lateral na subida pq tinha carros estacionados BEM NA CURVA e a via ali é bem estreita...acho isso um desrespeito !!
 
laercio souza em 19/05/2012 09:23:05
é uma vergonha essas cobranças abusivas de estacionamento, e nossos vereadores não fazem nada em alguns lugares do brasil já tem lei que proibi essas cobranças abusivas.
 
kleber oliveira em 19/05/2012 09:19:06
Penso que esse problema é cultural. Infelizmente o brasileiro não se contenta em ganhar o suficiente para obter lucro "X", se possível, se explora determinada atividade até se obter o lucro de 10X, 100X, 1000X... E assim vamos levando.
Será que a inflação acumulada no período da data que o estacionamento começou a ser cobrado até hoje já deu 100%?
 
Giovanni do Prado Azevedo em 19/05/2012 08:52:19
Simples: não vá mais lá!!!
Outro dia por causa de 1 minuto me cobraram o valor de 1 hora, qual é?
Falei mesmo, reclamei, pedi pra falar com o supervisor. Divida o valor de uma hora por 60 que eu pagaria exatamente por um minuto, caso contrário nada feito aliás esse 1 minuto ia pagar por estar na fila esperando... Ele disse para sair com faróis desligados e pisca alerta ligado...
 
Daniela Rocha em 19/05/2012 07:55:38
É um serviço que o shopping oferece e deve cobrar por ele. Pra estacionar NAS RUAS do centro se paga $1,50 por hora!! Não considero nenhum absurdo. A cobrança é bem razoável.
 
Osvaldo Dias em 19/05/2012 07:53:30
Se apenas reclamar não resolve, por quê então não usar as redes sociais para organizar um grande e bem feito protesto contra esse valor abusivo? Imaginem o shopping ficar um dia inteiro sem receber clientes? Certamente que os lojistas pressionariam a administração do local para "baixar os preços". Contudo, certamente que os custos da gratuidade ou redução de preço nos seriam repassados.
 
Fernando Silva em 19/05/2012 07:05:37
Fiquei bobo com tanta hipocrisia nesses comentários R$ 4,00 o estacionamento caro?
Pra quem vai uma vez ou outra na semana, ah por favor né, se vc for de ônibus vai gastar R$ 5,70 de passagem ida e volta, andar amarrotado e demorar o dobro do tempo, e mais tem gente idiota que fica rodando atrás de vaga, gasta em média R$ 2,50 o litro da gasolina, com carros de luxo e reclama do preço, pra caba em
 
Oswaldo Benites Junior em 19/05/2012 06:49:08
Estive na Europa por 2 meses, Portugal, Espanha e Italia, EM NENHUMA dessas cidades vi cobrança para estacionar em shoppins.
Há pagamento em estacionamentos municipais, subterraneos e em aeroportos, centros comerciais nunca vi.
.
Já que querem cobrar, aceitem compras em TODAS as lojas, cinema inclusive, não só as do mercado.
 
Alberta Rodrigues em 19/05/2012 05:42:58
Façam como eu, nem passem perto do shopping!!!!
 
Hilda França em 19/05/2012 05:33:08
Em primeiro lugar, se o estacionamento fosse mais barato, com certeza todos estacionariam seus carros lá, segundo; mesmo com preço acessivel, em datas festivas não se consegue vaga.
Com relação à estacionar na rua, ela é pública e é direito de todo cidadão que paga seus impostos de estacionar onde bem entender.
 
Angela Brandao em 19/05/2012 04:58:24
O que seria justo, é definir um consumo mínimo, já abateria no custo do estacionamento, segue a idéia, pra quem não consumir X valor cobrar 4 reais por 2 horas de estacionamento, para quem foi lá e gastou o valor mínimo, garantir permanência livre por 4 horas. E claro, isso é pra qualquer estabelecimento lá dentro e não só o carrefour.
 
Antonio Carlos em 19/05/2012 04:42:09
também nao concordo
 
Elaine Silveira em 19/05/2012 04:11:32
Com tudo isso, prefiro pagar o estacionamento do shopping do que o Flex Park!
 
Elias Filho em 19/05/2012 02:54:42
Os concorrentes estão chegando, com o shopping na saida de Cuiabá com certeza o povo terá uma outra opção !!! É a lei da oferta e procura !!!
 
Angelo Fantin em 19/05/2012 02:42:31
o poblema não é pagar os 4reais o duro é quem trabalha lá tem que pagar essa quantia e mais as hora acima , eles estão loucos combrando essa taxa abusiva ainda mais para quem trabalha la no shopping cg