ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Paróquia espera 10 mil pessoas no Dia de São Sebastião; festa inicia domingo

Comunidade já existe há 81 anos e em 2017 comemora 10 anos como paróquia, localizada no Bairro Monte Carlo

Christiane Reis | 06/01/2017 16:27
Em agradecimento a São Sebastião, um fazendeiro mandou construir a capela, que hoje é paróquia no Bairro Monte Carlo. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Em agradecimento a São Sebastião, um fazendeiro mandou construir a capela, que hoje é paróquia no Bairro Monte Carlo. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Padroeiro dos militares, dos fazendeiros e dos rebanhos, São Sebastião é conhecido pela bondade e pela fidelidade que teve a Cristo. No próximo dia 20, os católicos comemoram o dia do mártir e santo, que teve sangue derramado por amor a Jesus. A paróquia que leva o nome dele tem programação alusiva à data, a partir deste domingo (8), com churrasco e costelão, e na quarta-feira (11) começa a programação de procissão, novena e celebrações.

Todos os anos, durante os festejos, os fiéis são surpreendidos pela programação. Em 2017 não será diferente. Segundo o padre Cléber Rosa, um dos que conduz as celebrações, este ano haverá o momento de exaltação da imagem de São Sebastião, além de 10 minutos de queima de fogos ao final da missa no dia 20 de janeiro. Aliás, só no dia 20 de janeiro devem passar pela igreja de 7 a 10 mil pessoas.

“A paróquia de São Sebastião tem uma peculiaridade, as lideranças, os voluntários são pessoas que se envolvem muito com as atividades da paróquia, eles vestem a camisa. É um povo que ama a comunidade, pessoas que moram há muitos anos por aqui e isso faz toda a diferença, pois eles têm senso de pertença e isso ajuda a conduzir as ações”, declarou o padre Cléber Rosa. Ele divide as celebrações com o padre Marcelo Tenório.

O pátio da paróquia já começou a ser preparado para receber a festa. (Foto: Christiane Reis)
O pátio da paróquia já começou a ser preparado para receber a festa. (Foto: Christiane Reis)

Programação – A paróquia já está sendo preparada para os dias de festa. No domingo (8), começam as festividades com o churrasco e costelão, a partir das 11h30. Os convites já estão à venda e custam R$ 30. Na quarta-feira (11) tem Procissão da Bandeira às 18h30, hasteamento das bandeiras e início da 67ª Festa de São Sebastião. Às 19 horas começa a novena e na sequencia, às 19h30 a missa. No primeiro dia haverás benção especial aos agentes pastorais, da água e das velas levadas pelos fiéis, a programação noturna conta quermesse.

Na quinta-feira (12) a novena é no mesmo horário, seguida da missa com benção especial às crianças. A noite também tem programação com nome 'noite da alegria'. No terceiro dia de novena a benção será aos idosos e enfermos e o tema da programação noturna será 'noite gaúcha'.

No sábado (14), quarto dia de novena, a programação começa às 10 horas com carreata. A novena e missa serão nos mesmos horários dos dias anteriores, a benção especial será para os fazendeiros e homens do campo, após começa a ' noite japonesa'. No quinto dia, domingo (15), haverá almoço pantaneiro, novena às 19 e missa às 19h30 , com benção especial às famílias. Após a celebração, quermesse.

No 6º dia de novena a benção especial durante a missa será aos trabalhadores que estiverem empregados ou desempregados. Ao fim da celebração está programada quermesse. Terça-feira (17) a benção será aos militares e a programação noturna será 'noite nordestina'.

Padre Marcelo (a esq.) e padre Cléber conduzem as celebrações. (Foto: Christiane Reis)
Padre Marcelo (a esq.) e padre Cléber conduzem as celebrações. (Foto: Christiane Reis)

Quarta-feira (18) a benção especial será aos jovens e após será a 'noite do burgão'. No último dia de novena a benção será aos benfeitores e dizimistas e noite haverá quermesse.

Já no dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, a programação começa às 6 horas com alvorada festiva e repicar dos sinos. Às 7 horas será a missa; 8h30 café da manhã ; 9h30 Santo Terço; 10 horas Missa no Rito Tridentino; 11 horas recita do Santo Terço de hora em hora e às 11h30 almoço. Para às 18 horas está agendada a procissão luminosa e às 19 horas o ponto alto da festa, a Missa Solene em honra a São Sebastião.

No domingo (22) será realizado o leilão de gado e churrasco no CLC (Clube de Laço Comprido), ocasião em que serão ofertados 22 animais Nelore e toda a renda será revertida às ações realizadas pela Paróquia São Sebastião.

Em 2017 a comunidade, que já existe há 81 anos, completa 10 como Paróquia e vai realizar um jantar premiado no dia 17 de junho, no qual os participantes poderão concorrer a veículo Onix Zero. O jantar será às 19 horas no pátio da paróquia, os convites custam R$ 350 e já estão à venda.

São Sebastião é reconhecido pela bondade e por não ter negado a sua fé em Jesus Cristo. (Foto: Christiane Reis)
São Sebastião é reconhecido pela bondade e por não ter negado a sua fé em Jesus Cristo. (Foto: Christiane Reis)

Paróquia e o Santo – A Paróquia de São Sebastião está localizada no Bairro Monte Carlo, região em que no passado havia muitas fazendas. Em um dado momento uma peste assolou a região e muitos fazendeiros perderam seus animais. Um deles, devoto de São Sebastião prometeu que se os animais da propriedade não fossem dizimados pela peste construiria uma capela em homenagem ao santo, e assim foi.

Desde 1936, a comunidade tem a disposição a capela, anexada, a princípio à Paróquia São José, na década de 60 passou a estar ligada à Paróquia São João Bosco e em 2007 foi elevada à condição de paróquia.

São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 286 D.C. por não ter negado sua fé em Jesus Cristo, diante do imperador Diocleciano. Ele foi condenado à morte por meio de flechas dos soldados dos quais era líder. Após a sentença ser cumprida, o corpo foi levado e atirado no rio.

Mas São Sebastião não havia falecido e, após ter sido cuidado por Santa Irene, apresentou-se outra vez diante do imperador que ordenou nova execução por espancamento. Seu corpo foi jogado em uma fossa pública de Roma de onde foi resgatado por Santa Luciana que deu o sepultamento digno. “As pessoas da época começaram a recorrer ao santo pela bondade dele e por ele ter derramado sangue por amor a Cristo, por isso a Igreja reconheceu nele santidade e ele foi então declarado Santo, além de mártir”.

Serviço: Os interessados em participar da festa de São Sebastião com doações, ou os quiserem adquirir os convites para os almoços e leilão podem entrar em contato diretamente na paróquia, localizada na Rua Minas Gerais, 549, Monte Carlo, em Campo Grande, ou pelo telefone (67) 3317-4863.

Nos siga no Google Notícias