Passageiro de moto empurra ciclista e rouba bicicleta no Centro
Crime aconteceu na Rua 26 de Agosto com a Avenida Ernesto Geisel, próximo ao Horto Florestal
Câmeras de segurança flagraram o momento em que dois homens numa moto empurram um ciclista e fogem levando a bicicleta. O crime aconteceu na noite do último dia 21, na Rua 26 de Agosto com a Avenida Ernesto Geisel, próximo ao Horto Florestal, na região central de Campo Grande.
O vídeo, que circula em grupos de WhatsApp, mostra o ciclista pedalando com mais dois rapazes, cada um em uma bicicleta, quando se aproximam dois homens de moto. Eles param, o garupa desce e empurra uma das vítimas. Na sequência, o ladrão sobe na moto segurando a bike de lado, o piloto acelera e os dois fogem.
A ação flagrada por câmeras de segurança aconteceu em questão de segundos. Pelas imagens, dá para ver que não havia movimento na rua. Após o roubo, aparece apenas um carro trafegando na sequência.
Investigação - Segundo o delegado da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), Giuliano Carvalho Biacio, o boletim de ocorrência foi registrado e o ciclista que aparece na imagem tem 17 anos. Conforme relatos da vítima à polícia, o passageiro da moto simulou estar armado no momento em que anunciou o assalto, apesar dele não ter visto arma nas mãos do ladrão.
As autoridades policiais reforçam a importância de registrar boletim de ocorrência nesses casos, porque se a bicicleta for encontrada, fica mais fácil achar o dono. "Primeiramente, sempre que possível evitar pedalar em local ermo, preferir andar em grupo e se acontecer o roubo nunca reagir, procurar uma delegacia mais próxima e fazer o registro", orientou o delegado. Nesse caso, as investigações continuam e os bandidos ainda não foram localizados. A bicicleta levada custa em média R$ 2,5 mil. Na delegacia especializada, há outros dois registros de roubos de bikes esportivas em investigação.
Policiamento - Ciclista há mais de 7 anos, Roberto Carvalho, 50 anos, lojista e dono de uma oficina no ramo de bicicletas, contou que nos últimos meses cresceu o número de roubos de bikes esportivas. Ele disse que os grupos de ciclistas estão conversando para fazer uma mobilização pedindo por mais fiscalização e policiamento.
“Na semana passada, uma médica que pedalava no Parque dos Poderes foi vítima de roubo também. O ladrão estava de moto Biz e fez a abordagem. Ela foi derrubada e teve a bicicleta levada”, disse. Roberto lembra de outro caso ocorrido recentemente de um adolescente que começou a pedalar com a família há pouco tempo e foi alvo de ladrões, na Avenida Manoel da Costa Lima. “Agora, ele está com medo e não quer mais pedalar”, lamentou.