ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Passou a chuva, mas os estragos ficaram no bairro Jockey Club

Gabriel Neris e Helton Verão | 21/02/2013 17:59
Lixo está amontoado na rua, resultado da chuva de terça-feira, em Campo Grande (Foto: Luciano Muta)
Lixo está amontoado na rua, resultado da chuva de terça-feira, em Campo Grande (Foto: Luciano Muta)

Os moradores do bairro Jockey Club, em Campo Grande, ainda se deparam com os estragos causados pela enchente da última terça-feira (19). Barro, grama, materiais de construção e até vaso sanitário são encontrados espalhados pelas ruas.

O bairro passa por obras para contenção de enchentes, porém as constantes chuvas têm atrapalhado o andamento do serviço. Os moradores contam que os trabalhadores estiveram no local somente na segunda-feira, dia que não houve chuva em nenhuma parte do dia.

O atendente Rafael Basílio Leme, de 28 anos, diz que entende a situação. “Não tem como os caras trabalharem na chuva e nem mesmo após a chuva. É forte a correnteza”, comenta. A intervenção da Prefeitura iniciou no final de novembro e a chuva atrapalhou o andamento das obras.

Rafael filmou o resultado da chuva de terça-feira. As imagens mostram um lamaçal e moradores tentando limpar a sujeira com vassoura, rodo e mangueira de água. Uma pá e um carrinho de mão também foram utilizados para retirar o barro da rua. As imagens mostram a dificuldade dos motoristas em atravessar as ruas.

O atendente contou quando chove forte a água leva a terra e a cria um desnível na calçada de até 80 centímetros.

A comerciante Greisy Ferraz, de 56 anos, conta que não consegue sair de casa com o próprio carro em dias de chuva. Ou então se ela percebe que irá chover, prefere sair da residência e ir ao trabalho para evitar que fique presa. Greisy conta que a casa está à venda, mas não há interessados por conta do local. O movimento no comércio é fraco.

O trabalhador Salvador Pereira aponta onde a água bateu na chuva de terça-feira (Foto: Luciano Muta)
O trabalhador Salvador Pereira aponta onde a água bateu na chuva de terça-feira (Foto: Luciano Muta)

Para que possa entrar na garagem de casa, os moradores improvisam rampas nas calçadas com pedras e terras. Em alguns dias, ela estaciona o carro na lateral de casa, já que não tem como guardar na garagem.

“Moro há mais de 20 anos aqui. Muitos moradores abandonaram o esgoto e retornaram para a fossa porque os esgotos estavam transbordando”, diz.

Salvador Pereira, de 54 anos, aponta no muro até onde a água alcançou na terça-feira. A marca passa da altura do joelho do trabalhador em serviços gerais. “A água invade o quintal e depois que fizeram a Via Morena, invade mais ainda”, argumenta.

A assessoria de imprensa da Prefeitura que as obras de contenção de enchente não estão paradas, mas funcionando em ritmo lento por causa da chuva. Para que as obras retornem são necessários pelo menos três dias de tempo aberto. A previsão é que equipes da Prefeitura iniciem nesta sexta-feira a limpeza nas ruas, caso não chova.

Assista abaixo o vídeo feito pelo atentende Rafael Basílio Leme, registrando o lamaçal no Jockey Club.

Nos siga no Google Notícias