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Capital

Pet shop é condenado a pagar R$ 5 mil após poodle voltar ferido do banho

Aline dos Santos | 26/04/2016 09:30
Foto anexada a processo mostra cachorro com ferimento no olho.
Foto anexada a processo mostra cachorro com ferimento no olho.

A Justiça condenou um pet shop ao pagamento de indenização de R$ 5.283,33 à cliente que teve o cachorro da raça poodle ferido quando se encontrava no estabelecimento para tomar banho. O juiz da 15ª Vara Cível de Campo Grande, Flávio Saad Peron, determinou pagamento de R$ 5 mil de danos morais e R$ 283,33 de danos materiais.

Na ação, Adriana Barbosa de Oliveira alegou que no dia 27 de julho de 2012 contratou os serviços da Cão Fiel, que buscou o cachorro Bummer para o banho. Estranhando a demora, ela telefonou para o pet shop e foi informada de que o animal apresentou uma irritação alérgica ao novo shampoo Contudo, ela sempre enviava shampoo e materiais de limpeza particulares para serem usados em seu cão.

O cachorro retornou com uma grave lesão no olho esquerdo. Conforme o processo, fotografias revelam que o ferimento era bastante evidente. A empresa alegou que não havia prova de que a lesão verificada no animal foi causada por seus funcionários, ressaltando que sempre prestou serviços de banho e tosa sem a ocorrência de nenhum problema. O pet shop ainda informou que se propôs a prestar auxílio à autora, mas ela recusou.

Conforme o magistrado, o fato “de a ré não ter efetuado nenhum registro quanto à existência da lesão na ocasião em que retirou o cão na residência da autora, conduzem inexoravelmente à conclusão de que o ferimento do cachorro efetivamente ocorreu em um momento compreendido entre o instante em que ele foi retirado pela ré, na casa da autora, e o instante em que o empregado da ré notou a lesão, durante o banho do animal”. E, por sua vez, a empresa não demonstrou qualquer indício de que o cão já estava ferido.

Sobre o dano moral, o juiz aponta que é de “conhecimento que as pessoas desenvolvem uma forte relação de amor, afeto, amizade com seus animais de estimação e que, ao vê-los sofrer, experimentam tristeza profunda e abalo emocional, que consubstanciam dano moral, passível de reparação”. A reportagem não conseguiu contato com o pet shop.

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