ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Plantão contra gripe tem procura “gigantesca” por vacina em postos

Sábado foi de bastante movimento em postos de saúde que disponibilizaram as doses para o público alvo da vacina

Izabela Sanchez e Clayton Neves | 13/04/2019 17:52
Vacina é aplicada na pena de um bebê (Foto: Henrique Kawaminami)
Vacina é aplicada na pena de um bebê (Foto: Henrique Kawaminami)

O sábado (13) foi o primeiro dia de plantão dos quatro Centros Regionais de Saúde da Capital que estão abertos para atender a população que tem direito a dose da vacina contra a gripe. E conforme indicaram funcionários, a vacinação do primeiro plantão contra a gripe foi um sucesso. Procura “gigantesca”, disseram, sobre o CRS Tiradentes e Nova Bahia, que aplicaram 182 e 156 doses da vacina, respectivamente.

A média de doses nesses postos costuma ser de 40, mas neste sábado, prevenidas, muitas mães já aproveitaram o início da campanha para levarem os filhos. As vacinas são para parte do grupo de risco, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. O atendimento, nos CRS’s é das 6h15 às 17h45.

No CRS Tiradentes, Cássica Mara Rocha, 39, levou o filho de um ano e oito meses e cumpre uma rotina que já é “hábito” na família. Ela explica que todos, dos filhos ao marido, são vacinados contra a influenza. Este ano a filha já não faz parte do grupo de risco que tem direito à vacina na rede pública e dessa forma, ela investiu R$ 83 para vaciná-la.

“Paguei porque a saúde da minha filha importa mais do que qualquer valor. É difícil ficarem gripados, tem no máximo um resfriado”, comentou. As notícias do número de mortes por gripe em 2018 a deixaram alarmada. Ela trouxe o filho logo no primeiro dia para evitar a fila de 4h que enfrentou no ano passado. “O melhor é prevenir”, disse.

Cássica Mara Rocha, 39, levou o filho de um ano e oito meses para tomar a vacina (Foto: Henrique Kawaminami)
Cássica Mara Rocha, 39, levou o filho de um ano e oito meses para tomar a vacina (Foto: Henrique Kawaminami)

A autônoma Adriele Lopes Rodrigues, 24, levou o filho de oito meses no CRS Nova Bahia, a primeira vacina do bebê. “Pretendo trazer em todas”, disse ela, que relatou preocupação ao saber que muitas mães – integrantes de um grupo no facebook – não querem levar os filhos por medo das reações provocadas pela vacina.

“Prefiro levar agora do que sofrer adiante, a saúde do meu filho é o que importa, ele nunca ficou gripado até agora”, contou.

Para os demais pertencentes ao grupo de risco, as vacinas serão liberadas a partir do dia 22. Todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI.

Durante a semana, a imunização tem sido realizada nas 68 unidades básicas de saúde de Campo Grande. Informações sobre a campanha ou mesmo sobre os grupos de risco podem ser obtidas no site da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Nos siga no Google Notícias