ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Vacina contra gripe está disponível em 68 unidades de saúde da Capital

As primeiras doses estão disponíveis para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes

Viviane Oliveira | 10/04/2019 07:53
A campanha começou nesta quarta-feira em 68 unidades de saúde (Foto: divulgação/assessoria de imprensa prefeitura)
A campanha começou nesta quarta-feira em 68 unidades de saúde (Foto: divulgação/assessoria de imprensa prefeitura)

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10) em Campo Grande nas 68 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF’s (Unidades Básicas de Saúde da Família). A meta é imunizar 90% do público alvo, ou seja, 219 mil pessoas até 31 de maio. 

As primeiras doses estão disponíveis para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A ampliação para os demais grupos acontece no dia 22 de abril para idosos com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

As salas de vacinação da UBS/UBSF funcionam de acordo com o horário de atendimento da unidade. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) orienta os pacientes a buscarem as unidades de saúde mais próximas da residência e se informe quanto ao expediente.

Dia D - O Dia D de mobilização da campanha está previsto para acontecer no dia 4 de maio. Todas as unidades básicas e de saúde da família estarão mobilizadas para vacinar as pessoas pertencentes ao público-alvo exclusivamente contra a gripe. Do dia 29 de abril ao dia 5 de maio a Sesau irá disponibilizar um trailer que ficará na Praça Ary Coelho para fazer a imunização contra a gripe. É necessária a apresentação de documento que comprove que a pessoa pertencente ao grupo de risco.

Documentação - Para receber a dose, todos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande, documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos os doentes crônicos, devem apresentar laudo médico ou atestado da doença. Será aceita cópia do receituário médico recente, as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; profissionais de saúde: a carteira de conselho ou holerite; os indígenas: cadastro na Sesai. O controle mais rigoroso para imunização do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não deve disponibilizar doses extras.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Nos siga no Google Notícias