PM detona e confirma que explosivo é usado para roubar caixas

Material explosivo, encontrado, nesta quinta-feira (8), no Distrito Industrial Indubrasil, em Campo Grande, contém mesma substância usada para estourar caixas eletrônicos. A constatação é do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), que foi ao local e explodiu um dos 14 cartuchos para analisar o conteúdo.
Um dos três agentes do batalhão, que atuou na operação, informou ao Campo Grande News que a equipe encontrou, após explodir um dos cartuchos, pólvora cloratada. “É o mesmo material usado para explodir caixas eletrônicos”, observou o policial.
Para chegar a tal conclusão, o Bope precisou cavar um buraco e, munidos de escudos e capacetes, estourar um dos cartuchos. A pólvora cloratada também é encontrada em fogos de pirotecnia. “Por isso, o controle na hora de comprar o material é menor”, explicou o policial.
Após a ação do Bope, a Polícia Militar acionou uma equipe de peritos para ratificar a constatação e tentar descobrir mais detalhes do conteúdo dos cartuchos. Depois, o material será destruído. “É de praxe fazer a explosão para anular a ameaça”, justificou o agente do Bope.
O caso chegou à polícia por meio de moradores da região. Eles informaram ter visto três homens esconder o material no matagal e falar em explodir algo no próximo domingo (11). Quando chegou à estrada vicinal, cinco quilômetros após a estação de Trem do Pantanal, a PM não avistou suspeitos.
O primeiro a desconfiar do material foi um boiadeiro, que trabalha na região e não quis se identificar. “Todos os dias, no meu horário de almoço, passo por esta estrada e, hoje, vi esse material estranho”, relatou.
Desconfiado, ele chamou o patrão para analisar o conteúdo. Ainda mais intrigados, os dois acionaram uma terceira pessoa, que desconfiou se tratar de bomba. Diante da suspeita, eles ligaram para a polícia.
A PM isolou a região e fechou a estrada vicinal. Agora, moradores dos dois lados da via precisam esperar o fim da operação para chegar ao destino final. O trabalho da perícia deverá demorar mais duas horas e meia.