ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

PM interveio em confusão que terminou em morte para ajudar amigo, diz acusação

Ricardo Campos Jr. | 15/05/2015 12:50
Bonifácio é acusado de matar técnico de enfermagem em frente ao Santa Fé em 2012 (Foto: Marcos Ermínio)
Bonifácio é acusado de matar técnico de enfermagem em frente ao Santa Fé em 2012 (Foto: Marcos Ermínio)

A promotoria aponta que o policial militar Bonifácio dos Santos Junior, 36 anos, tentava ajudar um amigo quando interveio na briga generalizada que terminou com a morte do técnico de enfermagem Ike César Gonçalves, em 2012. A versão, apresentada durante o julgamento do caso, nesta sexta-feira (15), difere do relato do acusado perante o juiz.

O réu garante que atirou para cima no intuito de dispersar a multidão envolvida na briga e que não teve a intenção de acertar a vítima.

Conforme o promotor Humberto Ferri, esse colega de Bonifácio teria mexido com a namorada do técnico de enfermagem, desencadeado uma discussão. O policial, lotado na antiga Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crimes e Operações Especiais), fugiu após o crime com a ajuda de Osni Ribeiro Lima, 39 anos, que também está sendo julgado por favorecimento pessoal.

Os dois também são amigos. Inicialmente, Osni estava sendo apontado como coautor, mas a acusação entendeu que ele não teve relação direta com o ocorrido e apenas colaborou para retirar o réu do local. Com a mudança, está sujeito a uma pena menor, de um a seis meses de cadeia e multa.

Já Bonifácio foi a júri por homicídio doloso qualificado por motivo torpe por perigo comum e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena pode variar de 12 a 30 anos de prisão. Também é responsabilizado por tentativa de homicídio, tendo em vista que um amigo de Ike foi baleado de raspão na perna.

O tribunal entrou em recesso para o almoço e a audiência deve prosseguir durante a tarde, com a oitiva de testemunhas.

Um policial que presenciou os fatos já prestou depoimento. Ele disse não ter visto a confusão, apenas escutou o barulho dos disparos. Em meio ao tumulto, viu a dupla de acusados fugindo. “percebi, pelo jeito e postura da pessoa, que se tratava de um policial e como não sabia das circunstâncias do crime, apenas anotei o número da placa do veículo em que eles estavam para depois identificá-los", relatou.

Bonifácio diz ter chegado à boate por volta da meia noite, ficado no local por mais ou menos duas horas e meia e se deparado com a confusão ao deixar o estabelecimento. Ferri afirmou que o policial mentiu que estava participando de uma investigação por tráfico de drogas para adentrar na casa de shows.

Nos siga no Google Notícias