ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

PM testa totem com câmeras como mais uma arma contra criminalidade

Luana Rodrigues | 13/10/2015 15:00
Equipamento tem 6 câmeras, sensor de presença para evitar vandalismo e interfone de emergência. (Foto: Marcos Ermínio)
Equipamento tem 6 câmeras, sensor de presença para evitar vandalismo e interfone de emergência. (Foto: Marcos Ermínio)
Valdir Gonçalves de 55 anos, tem uma empresa bem em frente a onde o aparelho foi instalado. (Foto: Marcos Ermínio)
Valdir Gonçalves de 55 anos, tem uma empresa bem em frente a onde o aparelho foi instalado. (Foto: Marcos Ermínio)
Odontologista Caroline Arantes, 34 anos, acredita que equipamento garante mais segurança. (Foto: Marcos Ermínio)
Odontologista Caroline Arantes, 34 anos, acredita que equipamento garante mais segurança. (Foto: Marcos Ermínio)

O equipamento de aproximadamente quatro metros de altura, instalado desde o último sábado(10), na Rua da Divisão, bem em frente a entrada do condomínio residencial Village Parati em Campo Grande, chama a atenção, mas ainda causa dúvidas a moradores e comerciantes. "Eu vi que estavam instalando ali, mas nem sei para o que serve", disse o tapeceiro Valdir Gonçalves de 55 anos, que tem uma empresa bem em frente a onde o aparelho foi instalado.

Para esclarecer as dúvidas, o comandante metropolitano do PM, coronel Francisco Assis Ovelar, explica que o totem é um posto avançado de videomonitoramento da Polícia Militar, que foi fornecido gratuitamente pela empresa de tecnologia avançada Helper, para testes que devem durar 90 dias. Ainda de acordo com o comandante, o local para instalação foi escolhido porque tem grande fluxo de veículos e pessoas, além de dar acesso a vários bairros. "É uma maneira de coibir a criminalidade e as infrações de trânsito na região", disse.

Com seis câmeras de monitoramento, sensor de presença para evitar vandalismo e interfone de emergência, o equipamento deve começar a funcionar ainda nesta semana e ficará no local até o dia 10 de janeiro. "Se for realmente para exercer essa função é muito bom, porque aqui tá dando muito ladrão, roubo de carro, casa...", complementa o tapeceiro Valdir.

Uma das câmeras instaladas gira até 360° e tem alcance de até 1.500 metros. Além disso, o equipamento também emite mensagens educativas programadas para comunicar e alertar, blindagem e sistema de alarme anti-vandalismo. "Para o nosso estabelecimento é ótimo, porque aqui não dá pra ficar nem com a porta aberta, garante mais segurança", considera a odontologista Caroline Arantes, 34, que possui um consultório próximo ao equipamento.

A corretora Isa Rosa Silva, 43, moradora do condomínio Village Parati, também acredita que o aparelho traz mais tranquilidade. "É mais uma forma de garantir segurança já que tem monitoramento", diz. O residencial tem mais de duas mil casas e cerca de 5 mil moradores.

Já o moto-entregador Rodrigo Souza, não concorda com a instalação do aparelho, porque acredita que renderá multas por infrações de trânsito. "Eu acho ruim porque eles dizem que é pra segurança, mas estão é multando o pessoal. Falam que é para uma coisa e no final das contas é outra", diz.

Segundo Ovelar, as imagens gravadas no equipamento serão encaminhadas a Base do Aero Rancho, que vai agir conforme a necessidade das ocorrências. Os vídeos ficarão arquivadas por até 30 dias. "Como já dissemos, é tudo um teste. Caso a Sejusp(Secretaria de Justiça e Segurança Pública) entenda que o equipamento é satisfatório, deve abrir uma licitação para comprar ou alugar ", disse.

Nos siga no Google Notícias