ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Capital

População aproveita "passadinha" no Centro para colocar vacinação em dia

Shopping Pátio Central se tornou um ponto de imunização itinerante na região central

Por Jhefferson Gamarra e Ana Beatriz Rodrigues | 01/06/2024 12:57
Enfermeiras ministrando injeção na sala do Pátio Central (Foto: Marcos Maluf)
Enfermeiras ministrando injeção na sala do Pátio Central (Foto: Marcos Maluf)

Neste sábado (1), após o feriado prolongado, os campo-grandense aproveitaram a ida ao centro da cidade não apenas para fazer compras, mas também para garantir a proteção contra doenças. O Shopping Pátio Central se tornou um ponto de imunização, recebendo uma considerável movimentação de pessoas querendo colocar a vacinação em dia.

Caianá Duarte, enfermeira responsável pela sala de vacinação no Pátio, relatou que até às 11h30 foram realizadas 120 aplicações, com destaque para as vacinas contra covid-19 e influenza. "Está sendo um sábado movimentado. As pessoas estão procurando mais as vacinas contra covid e gripe. Até o momento, foram aplicadas 15 doses contra a poliomielite", afirmou a profissional, ressaltando que não há grandes filas e o atendimento é ágil.

Idosa recebendo reforço do imunizante contra a covid (Foto: Marcos Maluf)
Idosa recebendo reforço do imunizante contra a covid (Foto: Marcos Maluf)

Entre os que aproveitaram a oportunidade para se vacinar, está Márcia da Silveira Mello, professora aposentada de 67 anos. "Estava fazendo compras e lembrei que estava vacinando, então aproveitei", disse a idosa.

Outro caso é o de Antonio Trindade, servidor público de 43 anos, que levou seu filho de 5 anos para receber a vacina contra a gripe e elogiou a organização e funcionalidade do espaço itinerante. "Esses polos facilitam a vida de quem trabalha. Assim, podemos trazer nossos filhos com tranquilidade", disse.

Servidor público aproveitou o sábado para levar o filho (Foto: Marcos Maluf)
Servidor público aproveitou o sábado para levar o filho (Foto: Marcos Maluf)

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, enfatizou a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente para os grupos de risco, como os idosos. "Estamos enfrentando um aumento de casos de doenças respiratórias, incluindo a gripe. Por isso, é fundamental se proteger", alertou.

Segundo dados oficiais, neste ano já foram notificados 1.531 casos de SRAGS (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) em Campo Grande, sendo 199 de Influenza A. A doença já causou 19 óbitos no município. A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, e durante a semana as doses podem ser obtidas nas 74 unidades de saúde de família espalhadas pela cidade.

O polo itinerante no Shopping Pátio Central segue em funcionamento neste sábado até às 18h, enquanto a vacinação também acontece neste sábado nas Unidades de Saúde da Família Silvia Regina e Aero Rancho até às 17h, e no Shopping Norte Sul até às 18h. No domingo, apenas o Shopping Norte Sul estará oferecendo vacinas, das 11h às 19h.

Nos siga no Google Notícias