Em MS, só 2 cidades conseguiram vacinar 50% contra a dengue
Alcance se refere aos municípios onde a vacina está restrita a pessoas entre 10 e 14 anos

Anda a passos lentos, cerca de quatro meses após começar a ser liberada em Mato Grosso do Sul, a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes. Os dois grupos têm prioridade para se imunizar entre os 10 e 14 anos, conforme os critérios atuais do Ministério da Saúde.
No Estado, apenas Novo Horizonte do Sul e Dois Irmãos e Buriti conseguiram imunizar 50% ou mais da população naquela faixa etária até 24 de maio.
- Leia Também
- Mais 8,9 mil doses de vacinas contra dengue serão entregues à Capital
- Dengue mata mais um em Mato Grosso do Sul e número de óbitos vai a 19
Na data, foram extraídos os últimos dados vacinais apresentados pelo boletim epidemiológico da dengue, publicado pela Secretaria Estadual de Saúde na quarta-feira (29), antes do feriado de Corpus Christi. Nova atualização deve ser divulgada em 5 de junho.
Novo Horizonte havia imunizado, até então, 65,62% do público apto a procurar as unidades de saúde. O percentual representa 317 crianças e adolescentes.
Já Dois Irmãos do Buriti imunizou 821 pessoas, o equivalente a 50,18% da meta na população que é alvo da campanha.
Campo Grande é a cidade que imunizou mais pessoas em quantidade: 61.139. Porém, esse número representa somente 19,89% das que podem receber a vacina, mas ainda não a procuraram.
Ainda segundo o boletim, é possível que os dados de alguns municípios estejam desatualizados devido a falhas e demoras relacionadas ao sistema de lançamento das doses aplicadas.
Dourados - Em parceria com a fabricante da vacina contra a dengue, a japonesa Takeda, Dourados é município que não aparece na lista por ter liberado as doses para toda a população, dos 4 aos 59 anos.
Em abril, a Prefeitura de Dourados informou que havia superado a quantia de 50 mil vacinados com a primeira dose.
Qdenga - É esse o nome da vacina que previne casos graves da doença, e está disponível no Brasil.
Já que ela só pode ser aplicada até os 59 anos, seguindo indicação da bula, os idosos tiveram que ser excluídos da campanha. Eles são o grupo mais vulnerável para agravamento da doença.
Sendo assim, o segundo grupo com mais taxas de hospitalização, que é o das crianças e adolescentes, foi priorizado neste primeiro momento, em que há número insuficiente de doses para atender às populações de todos os municípios.
O esquema vacinal é composto por duas doses. A última deve ser aplicada três meses após a data da primeira imunização.
Clique aqui e veja onde a vacinação contra a dengue e outras doenças está disponível nesta sexta-feira (31), na Capital.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.