ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

População reclama de sujeira que aumenta risco de fogo no Sóter

Lixo, falta de manutenção e vandalismo são listados por quem tenta passear pelo parque que ontem foi atingido por incêndio

Silvia Frias e Ronie Cruz | 16/06/2019 10:15
Incêndio ontem à noite destruiu parte da vegetação (Foto: Ronie Cruz)
Incêndio ontem à noite destruiu parte da vegetação (Foto: Ronie Cruz)

O incêndio ocorrido ontem à noite no Parque Ecológico do Sóter destruiu vegetação localizada em cerca de 100 metros lineares dentro da área. Em uma rápida volta pelo local, é possível verificar que alguns problemas no parque potencializam o risco de fogo, inclusive, a falta de limpeza.

No dia 10 de junho, a prefeitura abriu licitação para reforma do Parque Sóter, obra orçada em R$ 760,8 mil. O parque deve receber reparos em praticamente toda sua estrutura, mas quem frequenta considera que a manutenção também anda deficiente, assim como a falta de segurança.

“Isso aqui está tão abandonado que dá até dó”, disse o técnico em radiologia, Raul Zanfolin, 37 anos, que foi ao parque com a família esta manhã. Eles se mudaram há pouco para o bairro e se frustraram ao tentar passear pelo parque. “Tem muito lixo esparramado, a gente não vê lixeira”.

Dentro do parque e no entorno, é possível encontrar sacos plásticos, latas de bebida, preservativos e bitucas de cigarros, até na pista de caminhada. A ponte de acesso à área de vegetação está danificada e foi interditada.

Ponte interditada frustrou passeio de família. "Sem a passarela, não tem graça". (Foto: Ronie Cruz)
Ponte interditada frustrou passeio de família. "Sem a passarela, não tem graça". (Foto: Ronie Cruz)

A interdição da ponte, aliás, foi o motivo do fim do passeio da família do comerciante André Campos, 41 anos, que levou os dois filhos para passear. Sem acesso à área de vegetação para ver os animais, eles não puderam completar a caminhada. “Passeio terminou ali, não tem graça sem a passarela, as crianças querem ver capivaras”.

Vandalismo - A reportagem encontrou o aposentado Inácio da Silva, 50 anos, caminhando na pista, desviando do lixo. “As pessoas vão fumando e jogam bituca de cigarro”. Para ele, falta “gestão do administrador do parque”.

Um motorista de aplicativo, de 52 anos, que mora na região, diz que muitos vândalos ficam no parque e seriam os grandes responsáveis pela depredação e até pelos incêndios, já que seriam usuários de drogas. “Eles ficam de dia e de noite nos quiosques ali, ninguém faz nada”, reclamou.

Segundo esse motorista, dois guardas costumam fazer a vigilância no parque. Durante o tempo que a reportagem ficou no local, não encontrou nenhum guarda.

O cirurgião-dentista Danilo Veronezi Bagli mora em Ribas do Rio Pardo e está na cidade a passeio, visitando a mãe, e ficou impressionado com o abandono. “Banheiros estão fechados, as cercas estão caídas, é até perigoso para as crianças, não tem segurança”. A impressão que fica, segundo ele, é que só dão importância ao Parque das Nações Indígenas.

Para ele, além da responsabilidade do poder público, também é preciso conscientização por parte do usuário do parque. “População também é culpada, pois não preserva”.

Fogo - O incêndio no sábado (15) começou por volta das das 21h40, no trecho que fica na Rua Antônio Rahe, próximo a Rua Cristóvão Lechuga Luengo. Corpo de Bombeiros foi acionado para a contenção das chamas.

Outro lado - A prefeitura de Campo Grande informou que o Parque Ecológico do Sóter recebe manutenção de limpeza diária, além disso a grama e a poda de arvores é feita com programação de três em três meses pela Solurb. A Funesp (Fundação Municipal de Esporte) oferece mais de 20 oficinas de esporte e lazer com cerca de dez professores no local. Em média 2 mil pessoas passam pelo parque por dia.

Ainda segundo o município, reparos na academia ao ar livre e manutenção na pista de caminhada foram feitos em 2018 e 2019, e a manutenção completa já está prevista em processo licitatório aberto em diário oficial.

Sobre a licitação, o objetivo é recuperar prédios, calçadas, revestimentos, instalações elétricas, pintura, cercamento externo, instalações sanitárias, parque infantil e pórticos de acesso.

O prazo para execução total da obra é de 180 dias consecutivos, contados a partir do recebimento da primeira ordem de início dos serviços emitida pela superintendência de Projetos da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). As despesas da reforma serão custeadas com recursos do tesouro municipal.

O Parque do Sóter foi inaugurado em 2004. Projetado como parque modelo, o local dispõe de área verde com 22 hectares, quadras poliesportivas, pista de skate, pista de caminhada e ciclismo. Desde fevereiro de 2019, o local está liberado para passeios com cães.

*Reportagem atualizada às 10h15 do dia 17/06/2019 para acréscimo de informações

Mesmo com proibição, é possível encontrar bitucas de cigarro no parque (Foto: Ronie Cruz)
Mesmo com proibição, é possível encontrar bitucas de cigarro no parque (Foto: Ronie Cruz)
Área de lazer destruída por vândalos, segundo morador do bairro (Foto: Ronie Cruz)
Área de lazer destruída por vândalos, segundo morador do bairro (Foto: Ronie Cruz)
Nos siga no Google Notícias