Primeiro dia de Gás do Povo tem "filas" e revenda com 70 botijões retirados
Estreia do programa na Capital teve procura acima do esperado por comerciantes
O primeiro dia de funcionamento do Programa Gás do Povo em Campo Grande foi marcado por alta procura, telefone tocando sem parar e fila de entrega em revendas credenciadas. Em pelo menos um ponto, no Bairro Universitário, o atendimento chegou a cerca de 70 retiradas de botijões apenas com o uso do benefício ao longo do dia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O primeiro dia do Programa Gás do Povo em Campo Grande registrou alta procura nas revendas credenciadas, com uma unidade no Bairro Universitário atendendo cerca de 70 beneficiários. O programa federal oferece recarga gratuita de botijão de gás para 26,3 mil famílias de baixa renda na capital. O processo de atendimento é simples, exigindo apenas CPF e validação via aplicativo da Caixa Econômica Federal. Comerciantes relataram algumas dificuldades com cadastros desatualizados, mas destacaram a eficiência do sistema. O programa atende beneficiários do Bolsa Família com renda per capita de até meio salário-mínimo.
A Capital entrou nesta segunda-feira (26) na nova etapa do programa do Governo Federal que garante a recarga gratuita do botijão de gás para famílias de baixa renda. Ao todo, 26,3 mil famílias estão aptas a usar o vale diretamente nas revendas credenciadas.
- Leia Também
- Veja onde trocar o botijão do Programa Gás do Povo em Campo Grande
- Fora da 1ª etapa, Gás do Povo vai contemplar mais de 26 mil famílias na Capital
O programa é coordenado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), em parceria com o MME (Ministério de Minas e Energia), com operação da Caixa (Caixa Econômica Federal), responsável pelo sistema de validação e pelo aplicativo usado pelos beneficiários.
No Bairro Universitário, a empresária Elisandra Gomes Santana, 49 anos, com revenda da Ultragaz, descreve o dia como intenso. “A demanda está muito alta. É uma novidade e o pessoal estava muito ansioso esperando. Hoje foi o primeiro dia e a procura foi imensa, está uma loucura”, relatou.

Foi no comércio dela que 70 pessoas retiraram o botijão usando o vale-gás. Segundo Elisandra, o processo é rápido. “A pessoa apresenta o CPF, que é validado na maquininha da Caixa. Chega um código no celular cadastrado e, com isso, o gás é liberado”, disse.
Para a empresária, além do impacto social, o programa também fortalece a relação com novos clientes. “Não existe prejuízo. As pessoas conhecem a revenda e podem voltar no futuro, mesmo sem o benefício”, avaliou.
Entre os beneficiários atendidos está Karina, de 28 anos. Desempregada, ela conta que o cadastro levou menos de cinco minutos. “Vai ajudar muito. É algo que eu estava precisando mesmo”, afirmou.
Casada e mãe de quatro crianças, ela diz que o custo do gás pesa no orçamento. “Hoje é só alegria”, resumiu, sem saber ainda como será a periodicidade do benefício ao longo do ano.
No Bairro Itamaracá, o motoentregador Wilson Bento Martins, 49 anos, também percebeu aumento no fluxo logo nas primeiras horas. “Começou por volta das 9h. Só aqui foram 22 pessoas atendidas pelo programa, fora as entregas”, contou. Segundo ele, o vale cobre R$ 101,08 para retirada no local, com taxa adicional apenas em caso de entrega.
Já no Bairro Tiradentes, a atendente Daniele Lambert, 28 anos, descreveu o cenário como caótico. “Foi uma loucura. O telefone não para de tocar e o movimento está intenso. Vendemos quase dez botijões só pelo programa hoje”, relatou.
Ela explicou que a procura não ficou restrita ao entorno da revenda. “Tem gente ligando de bairros mais distantes, como Jardim Noroeste e região do Júlio de Castilho”, disse.
Ainda há dúvidas - Segundo os comerciantes, a principal dificuldade enfrentada no primeiro dia foi a desatualização cadastral, principalmente do número de telefone dos beneficiários. “Quando dá problema, a gente tenta resolver no caixa. Se não der, orienta a atualizar pelo Caixa Tem ou Gov.br”, explicou Daniele.
Apesar disso, todos foram unânimes em afirmar que o sistema é simples e rápido quando o cadastro está regularizado.
O Programa Gás do Povo atende famílias beneficiárias do Bolsa Família, com renda per capita de até meio salário-mínimo, pelo menos duas pessoas na composição familiar e Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. A consulta e a localização das revendas podem ser feitas pelo aplicativo Meu Social – Gás do Povo.
A aposta do governo é que o benefício ajude a reduzir a chamada pobreza energética, ainda presente em milhares de lares que recorrem a alternativas mais baratas e inseguras para cozinhar.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.













