ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeito libera alvarás de mototáxis e táxis, mas seleção ainda será aberta

Decretos aumentando para 1.345 o número de licenças foi publicado nesta tarde; Dicom tem até 30 dias para divulgar edital de processo licitatório

Anahi Zurutuza | 11/07/2017 16:58
Ponto de mototáxi da Praça Ary Coelho; Capital terá mais mototaxistas (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Ponto de mototáxi da Praça Ary Coelho; Capital terá mais mototaxistas (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Campo Grande terá 1.345 taxistas e mototaxistas ainda neste ano. Os decretos, assinados pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), que liberar os 365 novos alvarás foram publicados em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) na tarde desta terça-feira (11).

Com a ampliação no número de permissões, a frota passará para 707 carros e 638 motocicletas.

As novas concessões serão realizadas, conforme prevê o dispositivo, mediante procedimento licitatório, que será aberto pela Dicom (Diretoria de Compras e Licitações) em até 30 dias, após a elaboração de edital que também passará pelo crivo da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados).

Carros estacionados em ponto de táxi na região central da cidade (Foto: André Bittar/Arquivo)
Carros estacionados em ponto de táxi na região central da cidade (Foto: André Bittar/Arquivo)

Realidade – Hoje, operam na área urbana de Campo Grande 490 táxis, distribuídos em 75 pontos fixos de estacionamento, locais pré-estabelecidos pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O serviço é disciplinado pelo decreto nº 3631/72.

O último edital para liberação de alvarás foi publicado em 2012, quando foram concedidas 52 permissões para taxistas e outras 44 para a mototaxistas.

Ao anunciar a publicação dos decretos, o prefeito lembrou que Campo Grande é a penúltima Capital com menor proporção entre habitantes e o número de táxi.

“Estamos resolvendo uma questão que não era enfrentada já que causa sempre muita polêmica, mas não podemos nos omitir e fizemos o que era necessário”, disse o chefe do Executivo.

Taxistas e mototaxistas já reivindicavam o aumento no número de licenças, mas o pleito ganhou força após o início da operação da Uber, o primeiro aplicativo que oferece caronas pagas a ser lançado na Capital, em setembro do ano passado.

Sobre a permissão para que os taxistas concedam desconto para os passageiros, de até 30%, o prefeito disse que a medida vai permitir a concorrência, especialmente em função da prestação dos serviços de caronas pagas. “O cidadão terá a liberdade de escolher o tipo de transporte que ele deseja”, defendeu Marquinhos.

CPI – Paralelamente à concessão, a Câmara Municipal realiza uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a concentração de alvarás nas mãos de poucos permissionários ou famílias.

Nos siga no Google Notícias