ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Marquinhos aumenta para mais de 1.300 os alvarás de táxi e mototáxi

Serão expedidas 217 permissões a mais para carros e 148 para motos

Lucas Junot | 11/07/2017 13:47
Os decretos, segundo a Prefeitura, preenchem uma lacuna de mais de 20 anos em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Os decretos, segundo a Prefeitura, preenchem uma lacuna de mais de 20 anos em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

Dois decretos do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), que aguardam publicação em Diário Oficial, ampliam para mais de 1.300 os alvarás de táxi e mototáxi na Capital. Com 217 permissões a mais a frota passará para 707 carros e 638 motocicletas. As novas concessões serão realizadas, conforme prevê o dispositivo, mediante procedimento licitatório.

Em abril, o prefeito chegou a anunciar a liberação de 217 novos alvarás para taxistas, que agora se somam aos 490 já existentes, além da permissão para que os prestadores de serviço concedam descontos de até 30% nas corridas.

No caso das mototáxis, com as 490 permissões existentes e as 148 agora expedidas, o total será de 638.

Marquinhos lembra que essa questão se arrasta há mais de 20 anos e o não cumprimento da lei fez com que Campo Grande se tornasse a penúltima Capital com menor proporção entre habitantes e o número de táxi.

“Estamos resolvendo uma questão que não era enfrentada já que causa sempre muita polêmica, mas não podemos nos omitir e fizemos o que era necessário, respeitando a sociedade já que as decisões estão sendo tomadas com a participação de todos os envolvidos, com a participação popular, que é de suma importância para uma construção democrática em tudo que envolve a coletividade”, avalia o chefe do Executivo.

Sobre a permissão para que os taxistas concedam desconto para os passageiros, de até 30%, o prefeito disse que a medida vai permitir a concorrência, especialmente em função da prestação dos serviços de caronas pagas. “O cidadão terá a liberdade de escolher o tipo de transporte que ele deseja para fazer seu trajeto e com o valor mais equiparado irá, inclusive, forçar a melhoria da qualidade do serviço oferecido por todas as modalidades”, defende Marquinhos.

CPI – Paralelamente à concessão, a Câmara Municipal realiza uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a concentração de alvarás nas mãos de poucos permissionários ou famílias.

Em março deste ano, o Campo Grande News noticiou que 15,5% dos então 490 alvarás da Capital concentram-se na mãos de apenas 10 pessoas.

Ontem (11), primeiro dia de oitivas no âmbito da CPI, apenas uma das quatro pessoas convocadas para prestar depoimento foi ao plenário. O herdeiro da Rádio Táxi, Elton Pereira de Mattos, prestou esclarecimento aos vereadores.

Alegando problemas de saúde Francisca Pereira dos Santos, viúva do dono da Rádio Táxi Moacir Joaquim de Mattos e mãe de Elton, faltou a sessão nesta manhã. Juntos, os três têm 51 alvarás de táxi. As 27 concessões de Moarcir ainda não foram divididas com a família.

Os proprietários da Orocídio de Araújo ME, Orocídio de Araújo e sua esposa Maria Helena Juliace de Araújo, estão viajando e não compareceram para prestar esclarecimentos.

Nos siga no Google Notícias