ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura acusa vereadores de inflamarem famílias removidas de favela

Fernanda Mathias | 16/06/2016 12:35
Diretor da Emha nega determinação para remover banheiros químicos (Foto: Alcides Neto)
Diretor da Emha nega determinação para remover banheiros químicos (Foto: Alcides Neto)

Secretária-adjunta de Planejamento e Controle, Maria do Amparo, acusa vereadores de inflamarem as famílias removidas do bairro Cidade de Deus para protestarem contra a Prefeitura. Ela esteve nesta amanhã no protesto de moradores realocados no Vespasiano Martins, Teruel, Canguru e Bom Retiro, todos na saída para São Paulo.

A falta de estrutura básica é evidente. No Vespasiano Martins, visitado ontem por parlamentes, há apenas um banheiro químico sendo usado por 42 famílias. “Os vereadores vieram inflamar as pessoas, mas foi a Câmara que retardou a votação da suplementação orçamentária para construção das casas, que já deveriam estar prontas”.

Ela diz que a meta é em 80 dias erguer 324 casas para as famílias, ao custo de R$ 12 mil por unidade, mas que nesta manhã os moradores barraram a entrada de caminhão com cimento para a obra. “Estão sendo usados como massa de manobra”. Também disparou contra ONGs (Organizações Não Governamentais) que, segundo ela, estariam insuflando as famílias. “As ONGs deveriam trabalha para a dignidade humana e não para fazer massa de manobra”.

O diretor da Emha (Empresa Municipal de Habitação), Dirceu Peters, relatou que o caminhão barrado tinha 250 sacos de cimento e teve que retornar sem deixar o material. Sobre a denúncia de retirada de banheiros químicos do local, disse que não houve determinação para isso e que serão restabelecidos.

Rafaela da Silva Torres Cardoso, presidente da ONG Amor ao Próximo, relata que a entidade tem dois anos de atuação, antes sob o nome “Esquadrão da Dengue” e que há um mês trabalha com as comunidades do Vespasiano Martins e Pedro Teruel. “Duvido que o prefeito viesse passar uma noite nas casas em construção”, desafia. Segundo ela, a precariedade em que as famílias estão vem repercutindo na saúde, especialmente as mulheres com problemas de infecção urinária. Rafaela negou que a ONG tenha qualquer relação com a locação do ônibus que as famílias usariam para ir até o Paço Municipal protestar, mas que foi retido pela Guarda Municipal por documentação irregular.

Nos siga no Google Notícias