ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura busca empréstimo externo para recapear 87 quilômetros

Antonio Marques | 30/07/2015 15:08
Prefeito diz que financiamento será analisado pelo Ministério da Fazenda (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Prefeito diz que financiamento será analisado pelo Ministério da Fazenda (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), divulgou hoje, a possibilidade de conseguir financiamento externo no valor de US$ 70 milhões (R$ 235 milhões na cotação desta quinta-feira) para o programa Recap (Recomposição do Pavimento Asfáltico). Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, ele teria recebido ontem, 29, a confirmação do Ministério da Fazenda que o assunto entrou na pauta da Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), que vai analisar o projeto.

Conforme a assessoria da Prefeitura, o financiamento seria solicitado ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e, por isso, a necessidade do aval do Ministério da Fazenda. Os recursos deste empréstimo, se aprovado, vão garantir 87 quilômetros de recapeamento de ruas da Capital.

Além disso, estaria prevista execução de drenagem; execução de passeios com acessibilidade a serem implantados em 43.715 metros nas vias; ampliação de áreas para práticas de transportes alternativos, sendo 3.000 metros de ciclovias e suas ligações; eliminação dos gastos decorrentes das manutenções excessivas com os tapa-buracos; e por fim a implantação e adequação de acessibilidade em 100% das vias contempladas e o reordenamento viário através de sinalização horizontal e vertical;

De acordo com a Prefeitura, o programa vai abranger ruas asfaltadas há mais de 30 anos e que estão com pavimento danificado, remendado por sucessivos serviços de tapa-buraco.

Para tratar do assunto, o prefeito Gilmar Olarte teria se reunido, nessa quarta-feira, com a secretária-adjunta do Tesouro Nacional, Danielle Pinho Soares Alcântara Crema, e a chefe da assessora de Assuntos Parlamentares do Ministério da Fazenda, Ilma Ferreira Lima.

Segundo a assessoria, o prefeito está otimista com aprovação do empréstimo, considerando principalmente o que ouviu da secretária-adjunta. “A avaliação é que nosso projeto é marco, que estamos investindo não em uma ação pontual, mas num projeto que pode, de fato, melhorar a vida das pessoas”, comentou Olarte.

Se aprovada a solicitação, a assessoria do prefeito informou que uma missão do CAF viria a Campo Grande para análise detalhada do projeto, que dependerá de autorização da Câmara Municipal, para contratação do financiamento, além da aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional e do Senado Federal, já que o Governo Federal seria o avalista da operação bancária.

Nos siga no Google Notícias