ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Prefeitura credencia amanhã 10 leitos de UTI neonatal em Maternidade

Lúcio Borges | 28/05/2015 19:35
Previsão é que até o dia 8 de junho esteja tudo prontos para funcionar (Foto:Gerson Walber - PMCG)
Previsão é que até o dia 8 de junho esteja tudo prontos para funcionar (Foto:Gerson Walber - PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande credencia a partir desta sexta-feira (29) mais dez leitos de UTI neonatal na Maternidade Cândido Mariano para atender pelo sistema público de Saúde. A administração municipal, por meio da Sesau (Secretária municipal de Saúde), formaliza amanhã o convênio para o credenciamento dos novos leitos de UTI na maternidade, que terá sua capacidade de atendimento dobrada. A ativação dos novos leitos destinados a recém-nascidos prematuros vai gerar custo mensal de R$ 390 mil, rateado entre Prefeitura e o Governo do Estado. A previsão é que até o dia 8 de junho esteja tudo prontos para funcionar.

Campo Grande conta hoje com 40 leitos de UTI neonatal, distribuídos entre a Maternidade, o Hospital Regional e a Santa Casa. É uma quantidade insuficiente, porque além de atender a demanda da Capital, recebe pacientes de todo o Estado, já que no interior, só Dourados dispõe destes leitos.

Com esta parceria, a maternidade passará a contar com 20 leitos, e os recursos a serem enviados incluem o custo da locação dos equipamentos (R$ 55 mil), além dos salários dos profissionais que atuaram em regime 24 horas, entre médios, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Na maternidade há ainda 16 unidades intermediárias, para onde são encaminhados os bebês após o período mais crítico do tratamento. Ainda neste ano, esta planejada a abertura no segundo semestre de mais 30 leitos de UTI.

Segundo superintendente da Sesau, Virgilio Guimarães, a ampliação da oferta de vagas para o atendimento de prematuros é uma medida que vai impactar diretamente no índice de mortalidade infantil. “De acordo com o Ministério da Saúde, a prematuridade é a principal causa de morte no primeiro mês de vida – cerca de 70% dos óbitos de crianças ocorrem nos primeiros 28 dias após o nascimento. Atualmente, a taxa de mortalidade de crianças abaixo de 1 ano é de 8,5 por mil nascidos vivos”.

Procedimentos

Guimarães explica ainda como se dá o procedimentos, onde o prematuro fica até 5 dias na UTI e à medida que reage ao tratamento, é transferido para uma unidade intermediária onde fica até ter alta. Com relação aos números de prematuros, o Brasil está em décimo lugar entre os países em que mais nascem bebê antes do prazo, o que o coloca no mesmo patamar dos países de baixa renda, onde a prevalência é de 11,8%. Nas nações de renda média, o percentual é de 9,4%, segundo o relatório "Born too Soon" divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado. Em 2010, 15 milhões de crianças nasceram prematuras em todo o mundo.

Bebê prematuro é aquele que nasce com até 36 semanas e seis dias de gestação e também pode ser chamado de pré-termo. O prematuro é classificado de acordo com a idade gestacional, limítrofe, nascido entre 37 e 38 semanas, moderado: nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo: nascido entre 24 e 30 semanas.

Nos siga no Google Notícias