ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prefeitura cria Gabinete da Crise para nova fase do combate a pandemia

Gabinete é interno, formado por setores da Saúde da prefeitura e será subordinado ao Centro de Operações

Silvia Frias | 13/07/2021 11:38
Prefeitura cria Gabinete da Crise para nova fase do combate a pandemia
Gabinete da Crise é formado pelo secretário, José Mauro Filho, superintendências e coordenadoria da Saúde (Foto/Divulgação)

Um ano e três meses depois da infecção por covid-19 ser caracterizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como pandemia, a prefeitura de Campo Grande institui Gabinete de Crise para gerir e organizar os serviços de saúde. Este grupo é interno, formado exclusivamente por superintendências e coordenadoria do Executivo.

O gabinete terá reuniões diárias, sempre às 9h, na sala de situação da Coordenadoria de Urgência da prefeitura.

A resolução que trata da nova formação foi publicada hoje no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) e informa que o grupo irá tratar do "emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública". A assessoria informa que é formalização do trabalho realizado e interligação dos setores.

Desde o dia 16 de março de 2020, a prefeitura havia instituído o COE (Centro de Operações de Emergências) que estabeleceu ações de combate e controle da covid-19 em Campo Grande. Segundo assessoria, o COE é mais abrangente, formado por setores internos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e sociedade civil.

Já o Gabinete da Crise é grupo interno, formado pelo gabinete do secretário, José Maurio Filho, diversas superintendências (Rede de Atenção à Saúde, Economia em Saúde, Relações Institucionais e de Vigilância em Saúde), além da recém criada Coordenadoria-Especial de Manutenção e Obras, divisão que já existia na Sesau e ganhou status de coordenação.

Pela resolução, o gabinete irá gerir e organizar os serviços de saúde com dimensionamento de equipes, materiais, medicamentos e forma de funcionamento dos serviços.

As deliberações do gabinete serão avaliadas para aprovação do COE.

Nos siga no Google Notícias