A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

07/04/2017 12:30

Prefeitura distribui repelentes para gestantes a partir de terça-feira

Entrega dos repelentes vai ocorrer de forma gradativa nas unidades básicas de saúde

Richelieu de Carlo
Repelente que será distribuído para gestantes da Capital: (Foto: Divulgação/Sesau)Repelente que será distribuído para gestantes da Capital: (Foto: Divulgação/Sesau)

As gestantes moradoras de Campo Grande cadastradas no Programa Bolsa Família receberão, a partir da próxima terça-feira (11), frascos de repelentes para reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya.

Para não prejudicar as ações já realizadas nas unidades básicas de saúde, a entrega dos repelentes vai ocorrer de forma gradativa e em conformidade com a agenda de trabalhos, respeitando o fluxo normal de funcionamento, conforme a prefeitura.

Os produtos serão distribuídos pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) através das 65 unidades básicas distribuídas pela Capital, que começam a ser abastecidas na próxima semana.

Para o recebimento do repelente, a gestante deverá comprovar ser beneficiária do Bolsa Família e realizar o pré-natal na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. No momento da entrega, a grávida receberá orientação sobre a utilização do produto.

Cerca de 1.800 gestantes inscritas no programa vão receber os repelentes no primeiro mês de atendimento e, para ter direito ao produto nos meses seguintes, elas precisam realizar as consultas de pré-natal, atualizar a caderneta de vacinação e atender os critérios exigidos.

A prefeitura aponta que o repelente é mais uma forma de aumentar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, principalmente com as gestantes, pelo risco de contrair o vírus zika, a fim de diminuir a probabilidade da microcefalia em bebês.

Mesmo assim, ressalta que se deve realizar a eliminação de criadouros do mosquito e adotar medidas simples de prevenção, como manter portas e janelas fechadas e teladas, usar calça e camisa de manga comprida.

Os produtos foram adquiridos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário do Governo Federal e distribuídos à Secretaria Estadual de Saúde, que por sua vez, destinou ao município.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions