ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura estuda transformar Sírio Libanês em “Hospital da Criança”

Edivaldo Bitencourt e Zana Zaidan | 24/05/2014 11:57
Construído há 20 anos, estabelecimento pode passar para o controle do poder público (Foto: Simão Nogueira)
Construído há 20 anos, estabelecimento pode passar para o controle do poder público (Foto: Simão Nogueira)

A Prefeitura de Campo Grande negocia o arrendamento do Hospital Sírio Libanês para centralizar o atendimento médico pediátrico de emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Esta é a grande surpresa que o prefeito Gilmar Olarte (PP) pretende anunciar nos próximos dias para solucionar o problema crônico de falta de médico pediatra na rede pública de saúde da Capital.

Há vários anos, o município tenta solucionar a falta de médicos pediatras na rede pública. Só neste, foram três tentativas de contratar profissionais para os centros regionais de saúde. No entanto, o terceiro realizado só conseguiu a inscrição de oito médicos para 120 vagas disponíveis.

Na manhã de hoje, por exemplo, só as três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) – dos bairros Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida – tinham médicos pediatras. Neste caso, mães são obrigadas a percorrer até 20 quilômetros para conseguir atendimento, como sair da Coophavila 2 para levar o filho para o Bairro Coronel Antonino.

Olarte vem negociando o arrendamento do Hospital Sírio Libanês para centralizar o atendimento de emergência de crianças. O secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, confirmou a negociação, mas destacou que o município busca o aval do Ministério da Saúde. O objetivo é elevar o teto do SUS para a Capital, para custear o aluguel pelo prédio e pelo atendimento.

O “Hospital da Criança Público” vai centralizar o atendimento e será de fácil acesso, já que as principais linhas de ônibus passam a uma distância de 50 a 200 metros do Sírio Libanês. Os cerca de 140 pediatras, que se revezam em plantões nos seis centros regionais de saúde e nas três UPAs, só vão atender na central, o que evitará desfalque na escala de plantão.

O Sírio Libanês conta com 35 leitos, três salas de cirurgia, três consultórios médicos e uma sala de recuperação, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, o prédio fica na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, no Centro.

O proprietário do hospital, Mafuci Kadri, informou que o estabelecimento tem 20 anos. Com seis mil metros quadrados de área construída, o hospital está concluindo a reforma do hospital. “Estamos nos adequando às exigências da Agência de Vigilância Sanitária”, destacou. Ele destacou que só o pronto atendimento está funcionando.

Kadri comentou que só falta concluir a limpeza do prédio para retomar para internação. Já sobre a negociação com prefeitura, Mafuci Kadri disse que não tem conhecimento, já que pode estar sendo conduzida pelo seu filho.

Ele diz que, ao contrário do informado pelo ministério, o estabelecimento tem 100 leitos.

Nos siga no Google Notícias