ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura inicia reparos em ponte e tráfego deve ser liberado em 10 dias

Ponte na Avenida Nasri Siufi no Jardim Tijuca foi "engolida" por cratera na semana passada

Ana Paula Chuva | 28/01/2021 14:03
Equipe durante reparos na ponte. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)
Equipe durante reparos na ponte. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

A prefeitura de Campo Grande começou os reparos na ponte localizada no cruzamento da Avenida Nasri Siufi com a Rua Panambi Vera, no Jardim Tijuca. No local parte da mureta desabou no último dia 21 e parte do asfalto também cedeu. O trânsito foi interditado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) desde então.

Com a chuva de ontem (27), troncos de árvores que caíram no canal e ajudaram no acumulo de sedimentos desviaram o curso da correnteza do meio para as laterais da ponte e com isso aumentaram o nível do córrego levando parte do aterro da cabeceira.

Hoje (28) a Sisep (Secretaria de Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) deu início aos reparos através do reforço de uma das cabeceiras sobre o Córrego Imbirussu na Avenida Wanderley Pavão. E a previsão é que as obras terminem em 10 dias, se não a chuva não comprometer o andamento do serviço.

Ponte foi "engolida" após chuva do dia 21 de janeiro. (Foto: Henrique Kawaminami)
Ponte foi "engolida" após chuva do dia 21 de janeiro. (Foto: Henrique Kawaminami)

De acordo com o titular da Sisep, Rudi Fiorese, no momento estão sendo colocadas pedras para evitar que a força da correnteza, em caso de chuvas fortes, volte a provocar erosão. E já que a estrutura da ponte não foi abalada, o reforço evita que a correnteza leva novamente o aterro.

 Na região ainda será preciso construir uma barragem de contenção entre a Rua Nipoã e a Avenida Florestal, com capacidade para 28 milhões de litros. Já no Córrego Serradinho, da mesma bacia hidrográfica, é preciso uma barragem de amortecimento entre as Ruas Petrolândia e Dona Paula Mariana, com capacidade para reter 45 milhões de litros de água.

Com o trânsito interditado na ponte, quem sai do bairro para ir ao Centro pode entrar a direita na Avenida Professor José Barbosa Rodrigues e ir até a Rua Pôr do Sol depois atravessar a ponte e seguir pela Rua das Competições.

Rotatória da Rachid Neder ontem durante a chuva. (Foto: Paulo Francis)
Rotatória da Rachid Neder ontem durante a chuva. (Foto: Paulo Francis)

Rachid Neder – Desde o início da manhã, aproximadamente 150 servidores da Sisep, divididos em 20 equipes com 30 caminhões e máquinas estão realizando a limpeza das ruas e desobstrução das bocas de lobo nas regiões mais afetadas pela chuva de ontem.

Na rotatória das avenidas Ernesto Geisel com Rachid Neder, trecho onde o Córrego Segredo transbordou, por exemplo, foi complementado o serviço de limpeza iniciado na noite de quarta.

Segundo o secretário Rudi Fiorse para resolver o problema de alagamento em locais como a rotatória da Ernesto Geisel com a Avenida Rachid Neder, serão necessárias obras de drenagem. Será preciso construir um piscinão com capacidade de 15 milhões de litros, entre as ruas Pio Rojas e São Leopoldo, reduzindo o volume de água que desce até o Córrego Segredo.

Também será necessário construir uma barragem numa área de preservação perto da rotatória 14 de Julho com a Rachid Neder e uma bacia de retenção com capacidade para 55 milhões de litros, entre as ruas das Balsas e Veridiana no Córrego Segredo.

“Na atual gestão foi construído um piscinão no Bairro Nova Lima, que certamente, contribuiu para reduzir o impacto da chuva de ontem, evitando outros pontos de transbordamento ao longo do córrego“, explica o secretário.

Além disso, caminhões e máquinas foram deslocados para retirar sedimentos que a enxurrada levou, formando bancos de areia e pedra em ruas mais abaixo em bairros como Jardim Paradiso, Aquarius, Oliveira, além da desobstrução da pista em avenidas como Lúdio Coelho e Guaicurus.

Nos siga no Google Notícias