ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura lança programa que levará mais de 70 serviços aos bairros

Moradores poderão emitir Carteira de Trabalho, obter orientação jurídica e até fazer cursos

Adriel Mattos | 30/04/2022 14:27
Escola Municipal José Antônio Paniago, onde acontecerá evento. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Escola Municipal José Antônio Paniago, onde acontecerá evento. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A prefeitura de Campo Grande lança na segunda-feira (2) o programa “Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você”. O evento será às 9 horas na Escola Municipal José Antônio Paniago, no Jardim Itamaracá.

O “Todos em Ação” será realizado no bairro ao mesmo tempo da campanha “Mosquito Zero”, que mobilizará 350 servidores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Equipes da prefeitura vão oferecer mais de 70 serviços, envolvendo todas as secretarias municipais. Entre eles, emissão de Carteira de Trabalho, orientação jurídica e financeira, cursos em diversas áreas, além do patrolamento e cascalhamento de ruas, troca de lâmpadas, tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo e pintura de meio-fio.

Segundo a prefeita Adriane Lopes (Patriota), a cada 15 dias o trabalho será levado a um bairro de uma das sete regiões urbanas da  cidade. “O objetivo também é buscar maior interação dos moradores com a equipe municipal, que estará à disposição para ouvir a comunidade”, declarou.

Nesta semana, foram iniciados os serviços de patrolamento e cascalhamento em pontos críticos de escoamento da enxurrada e realizam a troca de lâmpadas queimadas. Já na segunda, terá continuidade o serviço de manutenção das ruas,  incluindo as vias asfaltadas com a remoção dos bancos de areia e sedimentos e pedras que descem das ruas transversais não pavimentadas. Na sequência, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai revitalizar a sinalização.

No dia 14 de maio, para encerrar os trabalhos do mutirão naquela região, haverá uma grande ação integrada no bairro, com todas as secretarias municipais envolvidas para levar uma série de atividades e serviços aos moradores da Região Urbama do Bandeira. A programação inclui apresentações culturais, brincadeiras para as crianças com direito a pipoca e algodão doce e diversos atendimentos na educação, emprego, habitação, juventude, entre outros.

Mosquito Zero – Os agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau devem atuar nas áreas consideradas mais críticas com trabalho de manejo, vistoria de imóveis, terrenos baldios e recolhimento de materiais inservíveis – potenciais criadouros do mosquito, e conscientizar a sociedade sobre a importância de cada um fazer a sua parte, considerando que 80% dos focos do Aedes aegypti ainda são encontrados dentro das residências, segundo o LiRaa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti).

Esse trabalho deve ocorrer durante toda a semana, seguindo cronograma a ser estabelecido pelo serviço, priorizando áreas mais críticas. O serviço do Fumacê também será intensificado.

Conforme a Sesau, de 1º de janeiro a 26 de abril, foram contabilizados 2.365 casos notificados de dengue e três óbitos provocados pela doença em Campo Grande.  No mesmo período foram registrados 4 casos de zika e 13 de chikungunya.

Apesar da preocupação com o possível aumento no número de casos, os índices atuais são os menores registrados nos últimos cinco anos. Uma redução consolidada no ano passado, após o município enfrentar duas epidemias seguidas da doença.

Nos siga no Google Notícias