ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura lança Proteja+CG, mas adia aplicativo da Rota Bioceânica

Agetec garante que ferramenta está pronta e aguarda definição de data para lançamento oficial

Por Ketlen Gomes | 02/09/2025 17:54
Prefeitura lança Proteja+CG, mas adia aplicativo da Rota Bioceânica
Aplicativo Proteja+ GC, voltado para mulheres em situação de risco acionarem a CGM. (Foto: Juliano Almeida)

Em comemoração ao aniversário de Campo Grande, a prefeitura anunciou uma série de investimentos e entregas para agosto, entre eles, os aplicativos Proteja+ e Rota Bioceânica. No entanto, este último não foi lançado dentro do prazo previsto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande lançou o aplicativo Proteja+CG, voltado para mulheres vítimas de violência doméstica que registraram boletim de ocorrência. Junto a ele, foram disponibilizados o Proteja+ Saúde e o Proteja+ Educação, destinados a profissionais da saúde e gestores escolares, respectivamente.O aplicativo da Rota Bioceânica, previsto para ser lançado em agosto, teve seu lançamento adiado para data ainda não definida. A Agetec informou que o sistema está concluído e aguarda nova data de disponibilização pela administração municipal.

A Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação) informou que o aplicativo da Rota Bioceânica já está concluído e será disponibilizado em nova data, ainda a ser definida e divulgada pela administração municipal. Já o Proteja+CG foi oficialmente lançado em 29 de agosto e está disponível para download.

Os aplicativos, porém, têm públicos específicos. O Proteja+CG é destinado a mulheres que já sofreram violência doméstica e registraram boletim de ocorrência. Além dele, foram entregues outros dois: o Proteja+ Saúde, voltado a profissionais das unidades de saúde que enfrentam situações de agressões ou ameaças no ambiente de trabalho, e o Proteja+ Educação, para gestores das escolas municipais registrarem ocorrências suspeitas ou emergenciais.

Todos os aplicativos contam com o botão do pânico, que aciona os celulares da GCM (Guarda Civil Metropolitana). “Aí o agente vê onde é. Se estiver no raio de atuação dele, ele aperta o botão verde e depois confirma. Isso quer dizer: ‘opa, eu vou atender essa solicitação’”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, em entrevista ao Campo Grande News em junho.

A agência informou ainda que já está em funcionamento um sistema de monitoramento de vagas e atendimentos na rede municipal de saúde, desenvolvido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Outro aplicativo também está em fase de levantamento de requisitos e será a ferramenta oficial do município, “com o intuito de unificar e ampliar o acesso da população aos serviços digitais”, detalhou a Agetec.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.