ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Prefeitura paga repasse atrasado, mas não deposita verba de novembro

Nyelder Rodrigues e Christiane Reis | 07/11/2016 19:54
A Santa Casa realizava em média 50 cirurgias por dia. (Foto: Rodrigo Pazinato/Arquivo)
A Santa Casa realizava em média 50 cirurgias por dia. (Foto: Rodrigo Pazinato/Arquivo)

A prefeitura de Campo Grande depositou na tarde desta segunda-feira (7) os R$ 3,52 milhões referentes ao repasse do mês de outubro - que deveria ter sido feito até o dia 15 daquele mês - à Santa Casa. O atraso prejudicou o pagamento de funcionários, compra de materiais e demais atividades do hospital.

Porém, ao contrário do anunciado pelo prefeito Alcides Bernal (PP) na sexta-feira (4), o repasse de novembro não foi adiantado. Ele também tem até o dia 15 para realizar o repasse deste mês sem atraso.

Como o município de Campo Grande tem gestão plena da saúde, ele é o responsável por realizar o repasse das verbas ao hospital que realiza o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, o financiamento é feito tripartite, com prefeitura, Estado e Governo Federal bancando as despesas.

Assim, a prefeitura é quem recebe reúne os valores dessas três partes e faz o repasse direito ao hospital. No caso da Santa Casa, o atraso desse repasse fez com que desde o dia 27 as cirurgias eletivas, que somam cerca de 50 por dia, fossem canceladas na Santa Casa, que também passou a sofrer ameaça de greve de médicos.

Situação dos Pacientes - Os procedimentos cirúrgicos eletivos são os considerados não urgentes. Ainda assim, a não realização dessas cirurgias trazem grandes transtornos aos pacientes. Com o pagamento realizado, a expectativa é que o atendimento seja retomado em breve.

"Eu já tive o câncer diagnosticado e preciso retirar esse nódulo do seio. A cirurgia foi desmarcada e ainda não há previsão de quando será feita. Estou apavorada", disse a dona de casa Cilsa de Oliveira Bastos, de 56 anos, que mora em uma chácara em Jaraguari e faz o tratamento na Capital.

"Minha preocupação é porque essa doença pode avançar e tenho medo de que demore muito", desabafa. Cilsa é casada e tem três filhos, que moram em Campo Grande. Quando vem para a Capital, ela fica na casa deles.

Já o aposentado Jorge Koiti Janashiro, de 72 anos, também teve a cirurgia desmarcada. Ele precisa retirar pedras da vesícula e disse que quando o hospital desmarca o procedimento, atrapalha muito a vida dele.

"É difícil porque tem uma preparação para podermos fazer a cirurgia e ai esse marca-desmarca atrapalha", disse. Ele conta que já teve crise de dor há quase dois anos, mas que agora já não a sente mais, "mas se o médico disse que temos de fazer temos de fazer, né?".

Segundo a Santa Casa, as cirurgias de casos graves de pacientes oncológicos e cardíacos não foram desmarcadas por conta do atraso do repasse e a previsão de retorno das cirurgias oncológicas gerais é a partir do dia 16.

Nos siga no Google Notícias