ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Sem repasse, Santa Casa pode mandar pacientes menos graves para UPA

Ricardo Campos Jr. | 02/11/2016 10:45
Santa Casa pode mandar pacientes menos graves para UPA (Foto: Alcides Neto)
Santa Casa pode mandar pacientes menos graves para UPA (Foto: Alcides Neto)

A Santa Casa protocolou um ofício na Prefeitura de Campo Grande, nessa terça-feira (1º), dizendo que adotará medidas em razão do atraso no repasse de R$ 3,25 milhões. O dinheiro deveria ter sido entregue na semana passada e o município prometeu regularizar o débito ontem, o que não foi feito.

Conforme a assessoria de imprensa da unidade, uma das possibilidades será restringir o atendimento no pronto socorro dos casos que não sejam de urgência ou emergência, ocasião em que os pacientes podem ser encaminhados às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

As cirurgias eletivas, que são agendadas previamente, já haviam sido prejudicadas pelo atraso. O hospital faz em média 50 procedimentos desse tipo por dia. Sem o dinheiro, alguns produtos poderiam acabar, afetando as cirurgias de casos mais graves.

Conforme a diretoria da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), o atraso no repasse tem ocorrido nos últimos três meses, o que deixa a instituição em situação vulnerável, principalmente com relação aos fornecedores de medicamentos, além de atrapalhar o pagamento de médicos.

O hospital trabalha com um déficit de pelo menos R$ 4 milhões todos os meses. O aumento nos repasses mensais para corrigir esse valor tem motivado uma batalha entre a entidade e o poder público, que alega não ter como sustentar esse aumento.

Em contrapartida, a unidade alega que os valores que embasam os repasses estão desatualizados e levam em conta médias e custos antigos de operação.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Nos siga no Google Notícias