ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Prefeitura pede 351 mil doses para vacinar "Campo Grande inteira" imediatamente

Pedido foi feito pessoalmente ao ministro Marcelo Queiroga; estimativa considera pessoas com mais de 18 anos

Liniker Ribeiro | 09/06/2021 14:27
Rosana, diretora-presidente do HR (à esquerda), Marcelo Queiroga, ministro da saúde, no meio, e José Mauro, secretário municipal de saúde (Foto: Divulgação)
Rosana, diretora-presidente do HR (à esquerda), Marcelo Queiroga, ministro da saúde, no meio, e José Mauro, secretário municipal de saúde (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Campo Grande solicitou ao Ministério da Saúde, na manhã desta quarta-feira (9), 351 mil doses de vacinas contra a covid-19. A intenção do município é concluir, de forma imediata, a aplicação, pelo menos, da primeira dose em toda a população local, com mais de 18 anos. O pedido foi feito pelo secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, ao ministro Marcelo Queiroga, durante encontro em Brasília (DF).

Na análise feita pelo secretário municipal, vacinar toda a população campo-grandense permitirá que a Capital continue sendo referência no atendimento à pacientes transferidos do interior do Estado.

“Nós precisamos avançar o quanto antes com a imunização da nossa população. A única maneira de romper esse ciclo (aumento de casos) é a vacinação, aliada ao distanciamento e às medidas de higienização e proteção que devem ser permanentes”, completou.

De acordo com o “Vacinômetro” da prefeitura, até o início da tarde de hoje, 323.366 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, na Capital. Esta manhã, 426 foram vacinadas, número abaixo da média diária, mas que deve aumentar a partir de amanhã (10), quando novas doses da vacina Astrazeneca serão enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, chegando, consequentemente, novas doses para Campo Grande.

Atendimento – José Mauro aproveitou o encontro para expor a preocupação quanto à assistência da população diante do alto número de casos e internações provocadas por complicações da covid-19. Com isso, o secretário solicitou 50 “kits” contendo respiradores, monitores e bombas de infusão, para montagem de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e também medicamentos do chamado “kit intubação” para abastecer as unidades hospitalares de Campo Grande.

Do início da pandemia até agora, Campo Grande triplicou a capacidade de internação de pacientes em estado crítico, saindo de 116 para os atuais 338 leitos de UTI contratualizados na rede pública, privada e filantrópica.

A diretora presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Rosana Leite de Melo, acompanhou o títular da pasta municipal até Brasíla, onde também solicitou kits intubação para o hospital.

Nos siga no Google Notícias