ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura põe geradores para socorrer moradores sem luz em favela

Prefeitura disponibiliza dois geradores para socorrer moradores de favela

Ludyney Moura e Lidiane Kober | 13/09/2014 10:35
Equipes da Polícia Civil estão na favela para realizar perícia no local do acidente com um fio de alta tensão (Foto: Marcos Ermínio)
Equipes da Polícia Civil estão na favela para realizar perícia no local do acidente com um fio de alta tensão (Foto: Marcos Ermínio)

Dois geradores de energia foram levados pela Prefeitura da Capital aos moradores da favela Cidade de Deus, no Bairro Dom Antônio Barbosa, região sul da cidade. Os equipamentos chegaram à comunidade no final da noite desta sexta-feira (12), por volta das 23h.

A favela estava sem luz desde quinta-feira (11), depois que um incêndio destruiu seis barracos no local. Os moradores ficaram sem energia elétrica por mais de 36 horas e a maioria da comunidade foi acordada no meio da madrugada de sábado com a chegada da luz.

“Foi uma alívio quando chegou a energia. Nesse tempo sem luz a gente passou um sufoco. As crianças não dormiram por causa do calor, o barraco enchia de mosquito, perdemos carne, leite, iogurte”, disse a moradora Rosimeire Cardoso de Freitas, 32 anos, que está no sétimo mês de uma gestação de risco, à espera do quinto filho.

Ela conta também que depois que os geradores começaram a funcionar na favela, são constantes as quedas do equipamento. “Agora meu medo é perder minha geladeira, que acabei de comprar, porque a energia cai de meia em meia hora”, relata Rosimeire.

Quem também sofre com a oscilação de energia é dona de casa Juliane Lopes da Silva, de 28 anos, mãe de seis filhos. Ela contou ao Campo Grande News que o clima na favela é de insegurança, mesmo depois da chegada de energia.

“O clima está tenso. A própria comunidade está dividida. As lideranças estão divididas. Está uma briga aqui. O meu sonho é só um: sair daqui e ganhar uma casa para dar uma vida digna para os meus filhos”, revelou Juliane.

Duas equipes da Enersul também passaram pela favela na manhã deste sábado, e revelaram à reportagem que o Boletim de Ocorrência por ligação ilegal de energia foi registrado na Depac Piratininga.

Outros dois carros da Policia Civil também chamara a atenção dos moradores. Segundo o delegado Alberto Luiz Carneiro da Cunha de Miranda, do Depac Piratininga, a presença dos agentes na comunidade é para periciar o local do acidente deixou Nilton César do Nascimento Jarson, 38 anos, em estado grave depois de levar um choque em um fio de alta tensão.

“Viemos descobrir como foi a dinâmica do acidente”, disse o delegado, que afirmou que no local onde Nilton se acidentou a ligação de energia não é clandestina. O rumo das investigações é para descobrir se a vítima realmente tentava fazer um “gato” na luz.

A Guarda Municipal e assessores da Prefeitura da Capital, também estão na favela à espera do prefeito Gilmar Olarte (PP), que prometeu fazer uma visita para a comunidade nesta manhã.

Caminhões com os geradores chegaram ao bairro ontem à noite (Foto: Marcos Ermínio)
Caminhões com os geradores chegaram ao bairro ontem à noite (Foto: Marcos Ermínio)
Morador conversa com agentes da Polícia Civil sobre gato na favela (Foto: Marcos Ermínio)
Morador conversa com agentes da Polícia Civil sobre gato na favela (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias