ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura quer reduzir plantões para aumentar salário dos médicos

Em nova proposta, Marquinhos prevê diminuir em 50% a escala dos servidores que trabalham das 19h às 7h

Yarima Mecchi e Richelieu de Carlo | 30/06/2017 10:57
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. (Foto: Marcos Ermínio)

Na nova proposta que será encaminhada aos médicos na segunda-feira (3), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) pretende diminuir os plantões da madrugada nos UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e nos CRS's (Centros Regionais de Saúde). Conforme anunciou nesta sexta-feira (30), 50% da escala que trabalha das 19h às 7h será reduzida e a economia incorporada ao reajuste salarial.

"Estatística realizada verifica que a maior concentração de pessoas que procuraram a unidade de saúde são entre 19h e 0h, depois desse horário, dois plantonistas dão conta de atender os pacientes que procuram", explicou o prefeito.

Ainda de acordo com Marquinhos, a economia feita com a redução de plantões será incorporada ao salário dos médicos. "Daríamos essa economia no reajuste, percentual que seria superior à inflação desenhada pela FGV (Fundação Getúlio Varga)", afirmou.

O prefeito reafirmou que não tem como aumentar 27,5% do salário dos médicos, como é pedido pela categoria, e espera conseguir um acordo.

"Repito, não há como dar os 27,5% e se continuarem intransigentes eles vão voltar a greve. Se formos dar algum percentual, temos que fazer alguns remanejamentos, como nós propomos a redução do plantão cinderela", declarou.

Com a nova escala, os médicos teriam plantões de seis horas, das 19h a 1h, e alguns profissionais com carga horária de 12h, das 19h às7h.

Greve - Surpreso com a justificativa dos médicos para encerrar a greve, que voltaram ao diálogo com a administração municipal, Marquinhos ressaltou que nunca deixou de negociar com os profissionais.

"Fiquei surpreso com a justificativa do fim da greve de que nós voltamos a dialogar, nós nunca deixamos de dialogar. Inclusive quem marcou a reunião de ontem fui eu, quem ofereceu a proposta para segunda-feira também foi a prefeitura. Não nos negamos a dialogar em nenhum instante".

Nos siga no Google Notícias