ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Presídios devem ter sinal de celular bloqueado até final do ano

Fabiano Arruda e Francisco Júnior | 16/02/2012 18:10
O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, informa que equipamento deverá ser instalado até o final deste ano. (Foto: Francisco Júnior)
O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, informa que equipamento deverá ser instalado até o final deste ano. (Foto: Francisco Júnior)

O sinal de celular em unidades prisionais de Campo Grande deve ser bloqueado até o final do ano. É o que foi informado em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, na 2ª Vara de Execuções Penais, no Fórum, em Campo Grande, para discutir o assunto.

A ideia é debatida desde a rebelião de 2006 no Presídio de Segurança Máxima. À época, o sinal chegou a ser bloqueado, porém, prejudicou moradores da região, bastante populosa na Capital.

Segundo o promotor Fernando Esgaib, um técnico fará estudo para que o sistema que bloqueie o sinal atinja, sem prejuízos à população, o presídio de Segurança Máxima, de Trânsito, Instituto Penal e Centro de Triagem, que possuem, ao todo, cerca de 4 mil detentos.

Esgaib admitiu que a questão não é simples, mas destacou que a utilização de celulares para prática de crimes por detentos de dentro dos presídios é notória.

Também presente no encontro, o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, acredita que o mecanismo seja implementado até o final do ano.

Ele revela que, de 2007 ao ano passado, cerca de dois mil aparelhos celulares entraram só na Máxima.

Para Deusdete, o problema é crônico e o trabalho de fiscalização é dificultado, já que visitas entram nas unidades prisionais com os celulares desmontados. Além disso, acrescenta que são registrados casos em que a população dos bairros joga os aparelhos para dentro dos presídios.

A reunião de hoje foi a terceira realizada para debater o tema. Participaram também o juiz Albino Coimbra Neto, além de representantes da Anatel, Procon, Gaeco e Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias