A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

16/02/2012 18:10

Presídios devem ter sinal de celular bloqueado até final do ano

Fabiano Arruda e Francisco Júnior
O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, informa que equipamento deverá ser instalado até o final deste ano. (Foto: Francisco Júnior)O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, informa que equipamento deverá ser instalado até o final deste ano. (Foto: Francisco Júnior)

O sinal de celular em unidades prisionais de Campo Grande deve ser bloqueado até o final do ano. É o que foi informado em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, na 2ª Vara de Execuções Penais, no Fórum, em Campo Grande, para discutir o assunto.

A ideia é debatida desde a rebelião de 2006 no Presídio de Segurança Máxima. À época, o sinal chegou a ser bloqueado, porém, prejudicou moradores da região, bastante populosa na Capital.

Segundo o promotor Fernando Esgaib, um técnico fará estudo para que o sistema que bloqueie o sinal atinja, sem prejuízos à população, o presídio de Segurança Máxima, de Trânsito, Instituto Penal e Centro de Triagem, que possuem, ao todo, cerca de 4 mil detentos.

Esgaib admitiu que a questão não é simples, mas destacou que a utilização de celulares para prática de crimes por detentos de dentro dos presídios é notória.

Também presente no encontro, o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Souza de Oliveira Filho, acredita que o mecanismo seja implementado até o final do ano.

Ele revela que, de 2007 ao ano passado, cerca de dois mil aparelhos celulares entraram só na Máxima.

Para Deusdete, o problema é crônico e o trabalho de fiscalização é dificultado, já que visitas entram nas unidades prisionais com os celulares desmontados. Além disso, acrescenta que são registrados casos em que a população dos bairros joga os aparelhos para dentro dos presídios.

A reunião de hoje foi a terceira realizada para debater o tema. Participaram também o juiz Albino Coimbra Neto, além de representantes da Anatel, Procon, Gaeco e Ministério Público.



so accho que os telefones nos presidios nao sevem apenas para atos criminosos mas sim para que os presos se comuniquem com suas familias. tendo em vista que qualquer um de nos estamos sujeitos a ir parar atras das grades. ja imaginou se vc matasse alguem num simples atropelamento e nao conseguisse sua inocencia, como vc se sentiria sem poder falar om seus filhos, esposa, mae , enfim sem falar com sua familia!!! pense nisso.
 
claudia gomes em 29/12/2013 09:04:23
Demorou pra isso acontecer...
 
Violeta Capeleti em 16/02/2012 11:37:20
Com certeza a OAB e "Direito do Manos" vão travar uma luta feroz e implacável para que isto não aconteça !
 
Angelo Fantin em 16/02/2012 11:34:03
Eu não acredito que vão bloquear o celular, primeiro porque o crime organizado já tomou conta das cadeias, segundo porque eles ameaçam "quebrar a cadeia" e os juizes ficam como medo e cancelam a ordem judicial.
 
JOÃO DE PAULA em 16/02/2012 11:13:22
espero q seja só dentro do presidio mesmo, se a policia e o agepen fosse capaz de não deixar entrar coisas ilicitas dentro do presidio isso não precisaria, poiz moro nesta região e ja ouvi falar q se prejudicar a população e o comercio em geral, vão se reunir com o presidente do bairro do noroeste e de toda região e fazer um simples protesto bloqueando br 262 para ribas, mude est presidio p o mato
 
marcos ferraz em 16/02/2012 09:22:25
E continua a historia do marido que pegou a esposa com o amante no sofá da casa, o que fez o marido??? Vendeu o sofá!!! Não se deve bloquear o sinal e prejudicar os moradores que já sofrem com a desvalorização dos imoveis e sim, não permitir a entrada dos aparelhos dentro dos presídios.
 
Andre alencar em 16/02/2012 09:09:10
NÃO PODEMOS DEIXAR UM PRESÍDIO COM SINAL DE CELULAR POR CONTA DE MEIA DÚZIA DE PESSOAS QUE MORA PRÓXIMO AO PRESÍDIO. CONSIDERANDO AINDA QUE, A MAIORIA DESSES MORADORES SÓ ESTÃO NAQUELE LUGAR, POR SER PARENTES DE PRESOS
.
 
jorge ferreira em 16/02/2012 09:02:33
Tomara mesmo que as nossas autoridades tomem uma atitude à respeito do uso de celulares nos presídios. Estamos cansados de saber que os detentos usam celulares, se comunicam com seus familiares, comparsas e aplicam golpes financeiros...Resta saber quando é que vão impedi-los.
 
Janaina Vieira em 16/02/2012 06:58:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions