ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Preso há um mês, "Rei da Fronteira" segue "protegido" no Garras

Justiça espera o resultado de exames para decidir sobre pedido de liberdade ao réu de 79 anos

Geisy Garnes e Marta Ferreira | 19/05/2021 08:52
No dia 19 de abril, Fahd se entregou a polícia sul-mato-grossense. Chegou de avião no Aeroporto Santa Maria e foi levado para a delegacia pelo Garras (Foto: Henrique Kawaminami)
No dia 19 de abril, Fahd se entregou a polícia sul-mato-grossense. Chegou de avião no Aeroporto Santa Maria e foi levado para a delegacia pelo Garras (Foto: Henrique Kawaminami)

O “Rei da Fronteira”, Fahd Jamil, completa nesta quarta-feira (19) um mês preso na cela do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) e ainda espera o resultado de exames para que a Justiça decida sobre o pedido de liberdade feito pela defesa nos primeiros dias de cadeia. Com 79 anos e "saúde frágil", segundo advogados, o réu recebe cuidados médicos diários e já declarou se sentir “protegido” na unidade policial.

Fahd foi submetido a exame de perito do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) no dia 27 de abril. A finalidade é comprovar as condições de saúde alegadas pela defesa como motivos para uma prisão domiciliar. Segundo os advogados, "Fuad" tem diabetes, hipertensão, problemas na coluna, e respira com apenas 30% da capacidade de um dos pulmões, já que o outro precisou ser retirar por causa de um câncer.

Só com o resultado do laudo em mãos o juiz Roberto Ferreira Filho irá decidir sobre o relaxamento da prisão. A princípio, o prazo para a entrega era de cinco dias, a contar do dia 23 de abril, mas 27 dias depois a conclusão da perícia ainda não foi enviada a justiça. Isso se deve a quantidade e complexidade dos exames, são pelo menos sete.

Colchão levado pela família ao Garras no primeiro dia da prisão (Foto: Kísie Ainoã)
Colchão levado pela família ao Garras no primeiro dia da prisão (Foto: Kísie Ainoã)

Enquanto isso, "Fuad" recebe tratamento médico dentro da cela do Garras. Conforme apurado pela reportagem, uma enfermeira vai a delegacia especializada diariamente para medicar e auxiliar o preso. Apesar de ser mantido em uma cela simples, o réu dorme em um colchão levado pela família.

Além de alegar condições de saúde frágeis, Fahd Jamil afirma estar sob ameaça do PCC (Primeiro Comando da Capital) e em audiência de custódia, há um mês atrás, garantiu que se sentia “protegido” dentro da delegacia especializada.

Omertà - Chamado até pouco tempo de “Rei da Fronteira”, pela influência na região entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, Fahd é apontado como chefe do crime organizado em três ações derivadas da operação Omertà.

As acusações vão de tráfico de armas e formação de organização criminosa armada a homicídio e corrupção de agentes públicos.

Ele ficou 10 meses foragido, depois de expedição de mandado de prisão na fase 3 da Omertà, a Armagedon. No dia 19 de abril se entregou a polícia sul-mato-grossense. Chegou de avião no Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, e foi direto para o Garras.

Nesta quinta-feira (20) Fahd deve participar da audiência sobre a morte do chefe de segurança da Assembleia Legislativa, Ilson Martins Figueiredo, em junho de 2018. Ele é apontado como mandante da execução do policial militar.

A defesa tentou retirar o processo da justiça estadual alegando que deveria ser julgado por um juiz federal por haver participação de um policial federal. Mas a tese foi negada, por isso os procedimentos judiciais continuaram a tramitar.

O policial em questões é Everaldo Monteiro de Assis, o "Jabá", na cadeia desde a primeira fase da investigação, em setembro de 2019. É acusado de montar agência ilegal de informações sigilosas para fornecer à organização criminosa sob chefia de Fahd Jamil, em Ponta Porã, e de Jamil Name, em Campo Grande. Name está preso há mais de um ano e meio.

Fahd Jamil, durante a audiência de custódia por videoconferencia (Foto: arquivo)
Fahd Jamil, durante a audiência de custódia por videoconferencia (Foto: arquivo)


Nos siga no Google Notícias