ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Presos durante Operação Omertà são levados ao Gaeco para depoimento

Na manhã de hoje, 3 testemunhas e 3 guardas falaram ao grupo que investiga milícia responsável por 8 assassinatos em MS

Ângela Kempfer e Aline dos Santos | 03/10/2019 11:33
Cones na avenida que dá acesso à sede do Gaeco, no Parque dos Poderes. (Foto: Aline dos Santos)
Cones na avenida que dá acesso à sede do Gaeco, no Parque dos Poderes. (Foto: Aline dos Santos)

Na entrada do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), no Parque dos Poderes, cones no meio da avenida e agente armado no principal portão de acesso indicam que a rotina foi quebrada na manhã desta quinta-feira (3).

O esquema especial foi montado para depoimentos da Operação Omertà. Logo cedo, foram ouvidas 3 testemunhas e 3 guardas municipais que seriam seguranças de grupo de extermínio em Campo Grande, liderados pelo empresário Jamil Name e um dos filhos.

De 23 mandados cumpridos no dia 27 de setembro, durante a operação, 19 pessoas continuam presas, sob suspeita de envolvimento em 8 execuções nos últimos anos. Dois funcionários de Jamil Name, presos em flagrante por porte de armas, pagaram fiança e foram liberados no mesmo dia. Outro alvo, o advogado Alexandre Franzoloso, foi o único a conseguir habeas corpus. Para todos os outros, a libertação foi negada pela Justiça. 

Nesta quinta-feira, o Diário Oficial do Município trouxe o afastamento por 60 dias dos quatros guardas municipais presos pela Operação Omertà. A determinação do secretário Especial de Segurança e Defesa Social do município, Valério Azambuja, atinge os servidores Alcinei Arantes da Silva, Eronaldo Vieira da Silva, Igor Cunha de Souza e Rafael Carmo Peixoto Ribeiro.

Depoimentos - Nesta manhã, Eronaldo, Igor e Rafael foram ouvidos. Segundo o advogado dos 3, Márcio Almeida, do sindicato da categoria, todos estão na DERF e foram levados ao Gaeco para serem ouvidos pela coordenadora do Gaeco, Cristiane Mourão, e os promotores Tiago Di Giulio Freire e Gerson Eduardo de Araújo. "Foi bem rápido e eles confirmaram que trabalhavam na casa do senhor Jamil Name como motorista e em serviços gerais", contou o advogado.

Segundo ele, Eraldo havia sido contratado há 2,5 anos e os outros 2 estavam há 6 e 4 meses com a família. "Ganhavam R$ 625,00 por semana, para ir ao mercado, levar criança em shopping. Nenhum era segurança. Quando foram presos, nem arma branca tinham. Já viu segurança sem arma", contesta Márcio do Carmo.

O advogado diz que hoje mesmo vai reforçar o pedido de revogação da prisão dos 3 clientes.

Nos siga no Google Notícias