ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Presos, guardas suspeitos de milícia são afastados da corporação

Os dois são investigados por fazerem ameaças à esposa de um colega a mando dos patrões, um deles, empresário conhecido em MS

Anahi Zurutuza | 29/05/2019 09:08
Guardas chegando ao Centro de Triagem na tarde desta terça-feira; Rafael e Robert entraram correndo, tentando evitar entrevistas, filmagens e fotos (Foto: Kísie Ainoã)
Guardas chegando ao Centro de Triagem na tarde desta terça-feira; Rafael e Robert entraram correndo, tentando evitar entrevistas, filmagens e fotos (Foto: Kísie Ainoã)

Presos desde o dia 22, os guardas municipais Rafael Antunes Vieira e Robert Vitor Kopetski, foram afastados oficial da corporação nesta quarta-feira (29). Os dois são investigados por fazerem ameaças à esposa de um colega a mando dos patrões, um deles, empresário conhecido em Mato Grosso do Sul.

Rafael e Robert também responderão a sindicância. Conforme publicação no Diário Oficial de Campo Grande de hoje, o secretário especial de segurança e defesa social, Valério Azambuja, nomeou seis servidores, três para cada comissão que investigará os guardas.

Marcelo Rios, guarda que também fazia segurança do empresário e foi preso com arsenal “de guerra” numa casa do Bairro Monte Líbano no dia 19, foi afastado no dia 22 de maio. A mulher dele, segundo a polícia, virou alvo dos outros dois guardas depois que revelou que o marido fazia segurança para o empresário.

Ele está preso preventivamente e foi levado nessa terça-feira (28) para o Centro de Triagem Anízio Lima, após “suplicar” a juiz para ser transferido da carceragem do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos de Repressão a Roubo à Banco, Assaltos e Sequestros). Rafael e Robert também foram levados na tarde de ontem para a unidade o Complexo Penal de Campo Grande.

Com colchonete nas mãos e escoltado por policiais do Garras, Marcelo Rios chegou a presídio na manhã  de ontem (Foto: Henrique Kawaminami)
Com colchonete nas mãos e escoltado por policiais do Garras, Marcelo Rios chegou a presídio na manhã de ontem (Foto: Henrique Kawaminami)

Milícia – O trio está na mira da investigação contra quadrilha com característica de milícia.

As primeiras apurações apontaram, segundo registros policiais, que a maior parte da “escolta” do empresário são guardas municipais e que o grupo pratica crimes a mando dos patrões, dentre eles a execução de rivais da organização criminosa.

Arsenal – Numa operação do Garras com o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, foram encontrados em uma casa na Rua José Luiz Pereira dois fuzis AK-47 calibre 76, quatro fuzis calibre 556, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 22, 17 pistolas, um revólver calibre 357 e várias munições (15 de calibre 762, 392 com calibre 762/39 para AK-47, 152 de calibre 556, 115 de calibre 12, 539 munições de calibre 9 mm, 37 de calibre .40 e 12 calibre 45), além de silenciadores, lunetas e bloqueadores de sinal eletromagnético, capazes de conter o sinal das tornozeleiras eletrônicas. O armamento estava municiado e pronto para uso.

A suspeita da polícia é que armas tenham sido usadas em pelo menos três execuções em Campo Grande. Os AK-47 têm o mesmo calibre usado nos assassinatos do chefe da segurança da Assembleia Legislativa, o subtenente Ilson Martins Figueiredo, de Orlando Silva Fernandes, o “Bomba”, e de Matheus Coutinho Xavier, filho de um capitão reformado da Polícia Militar.

Nos siga no Google Notícias