ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Procon começa notificar, mas diz que 50 escolas já dão descontos de até 20%

Algumas unidades já fecharam acordo, mas número elevado de escolas motiva operação com a Defensoria e o MP

Izabela Sanchez | 04/05/2020 09:36
Um dos bons exemplos é o Colégio Nova Geração, que dará 20% de desconto. (Foto: Kisie Ainoã)
Um dos bons exemplos é o Colégio Nova Geração, que dará 20% de desconto. (Foto: Kisie Ainoã)

O Procon Estadual (Superintendência de Orientação e Defesa dos Direitos do Consumidor) vai começar a notificar mais de 200 escolas particulares de Campo Grande na manhã desta segunda-feira (4). Conforme o superintendente Marcelo Salomão, 50 unidades em Mato Grosso do Sul já se adiantaram e fecharam acordo de descontos nas mensalidades.

O acordo para descontos em meio à crise financeira e a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia de coronavírus é resultado de negociações que envolvem Procon, Defensoria Pública Estadual e Ministério Público Estadual.

A proposta abrange três faixas de descontos na mensalidade, que seriam aplicados numa avaliação caso a caso e somente para pais com dificuldades financeiras. Na educação infantil, especificamente na faixa etária de 0 a 3 anos (quando o ensino não é obrigatório), o desconto seria de 25%. Para os demais anos, os descontos seriam de 10% e 15%.

Conforme o superintendente, o número elevado de escolas que serão notificadas nesta segunda-feira exige operação das três instituições. Salomão disse que não descarta medidas judiciais e disse que o Sinep-MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino) já declarou que não vai fechar acordo por não concordar com os termos.

Ainda assim, conforme disse, as, aproximadamente, 50 escolas que se adiantaram a redução aos pais surpreenderam por oferecerem descontos que até superam a faixa acordada pelo Procon, de até 15% no caso do ensino fundamental e médio. Mas a lista ainda não foi divulgada.

“Muitas escolas estão informando que estão fazendo descontos, até de forma linear, e outras escalonadas, tem algumas, até quatro ou mais, que está chegando a 20%”, comentou.

Um exemplo é o Colégio Nova Geração, no Bairro Taveirópolis, que resolveu dar o máximo de desconto. de 20%, apesar da maioria dar apenas 10% para Ensino Fundamental e Médio. Paulo Freire e Maria Montessori, por exemplo, deram 25% para educação infantil e 10% para os demais níveis.

Nova associação – Salomão disse que a Associação de Instituições de Ensino Particular de Campo Grande, criada na última semana, procurou o Procon e os representantes se reuniram com o superintendente nesta manhã. Conforme Salomão, as escolas representadas pela Associação, cerca de 30, têm interesse em fechar acordo.

A partir desta segunda, explicou, as escolas serão notificadas individualmente. O Procon, Defensoria e MP também vão pedir que as empresas divulguem programático e a planilha de valores cobrados.

O Campo Grande News tentou contato com o Sinep, sem sucesso.

Nos siga no Google Notícias