ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Procon já flagrou mais produtos vencidos este ano do que em todo 2018

Nas ruas, maioria das pessoas ouvidas pelo Campo Grande News diz ter hábito de verificar a data de validade antes da compra

Ronie Cruz | 06/08/2019 12:35
Produtos vencidos recolhidos em supermercado no Conjunto União no mês de junho (Foto: Procon-MS/Divulgação)
Produtos vencidos recolhidos em supermercado no Conjunto União no mês de junho (Foto: Procon-MS/Divulgação)

O hábito de verificar a data de validade antes de comprar qualquer produto pode livrar o consumidor de cair numa fria, principalmente quando se trata alimentos à venda em supermercados. Segundo dados do Procon-MS (Superintendência Estadual para Orientação e Defesa do Consumidor), a quantia de produtos vencidos que foram recolhidos nesses estabelecimentos só neste ano já supera o total de todo o ano passado.

De acordo com o titular do órgão, Marcelo Salomão, em 2018 foram retirados 4,4 mil produtos vencidos das gôndolas de supermercados na Capital. De janeiro até agora, esse número já ultrapassa 5 mil produtos, sem incluir os dados de outros segmentos de comércio. No primeiro semestre de 2019 o Procon-MS autuou 51 estabelecimentos por irregularidades, de um total de 65 locais fiscalizados.

“A gente encontrou principalmente produtos de origem animal como leite e carne que tem prazo de validade curto e que os consumidores às vezes não se atentam”, explicou Salomão.

Maioria nas ruas garante verificar data de validade antes de comprar (Foto: Ronie Cruz)
Maioria nas ruas garante verificar data de validade antes de comprar (Foto: Ronie Cruz)

Atenção - Nas ruas de Campo Grande, as pessoas se dividem entre as que verificam e as que não se preocupam tanto com o dado.

A funcionária pública Dorami Garcia Dias de Freitas, 61, diz que faz questão de examinar se o que está comprando está dentro do prazo de validade. “Sempre olho de qualquer produto porque às vezes está pertinho de vencer. E quando vence no dia eu não levo. Não compro mesmo”, afirmou.

Na opinião da dona de casa Sônia Aparecida Diniz Marques, 53, ficar em silêncio não é opção quando uma irregularidade é flagrada. “A última vez que passei por isso eu chamei o funcionário do mercado e reclamei na hora.”, disse ela.

A pensionista Rosalina Bruschi Shinohara, 71, está entre as pessoas que por falta de tempo ou de hábito não verificam a data de validade na hora das compras. “Geralmente eu acabo confiando mesmo. Acho que o estabelecimento tem que ser honesto com o cliente. Mas agora vou ficar mais atenta”, disse.

Uma lata de salsicha de porco vencida traumatizou a aposentada Maria do Carmo Lopes, 59. “Eu sofri intoxicação depois de comer a salsicha vencida e fiquei quarenta dias entre a vida e a morte. Faz mais de 30 anos, mas até hoje não posso comer nada que tenha porco. É perigoso porque às vezes tem até produto que esconde a validade com selo”, afirmou.

Promoções também podem ser armadilha se o cliente não ficar atento, conforme a nutricionista Deborah Leite, 45. “Como cliente eu já me preocupo e como nutricionista mais ainda. Já tive que notificar irregularidade como profissional. Quando tá em promoção é bom desconfiar, principalmente se estiver muito barato”, explicou.

O superintendente do Procon concorda com a nutricionista. Salomão diz que o preço não pode ser o único fator decisivo na hora da compra. “Além do prazo de validade, é importante verificar se a embalagem não está danificada, se o produto está armazenado na temperatura ideal ou se as características são inerentes ao produto”, disse.

Nutricionista Deborah Leite diz que é preciso desconfiar de promoções (Foto: Ronie Cruz)
Nutricionista Deborah Leite diz que é preciso desconfiar de promoções (Foto: Ronie Cruz)

Flagrante - Comprimidos, cosméticos e produtos de tratamento capilar vencidos foram flagrados à venda em uma farmácia no bairro Jardim Los Angeles durante ação do Procon-MS e da vigilância sanitária.

De acordo com o órgão, os fiscais encontraram duas embalagens de esmaltes com data de vencimento em junho do ano passado, além de outros exemplares do produto com vencimento em agosto do mesmo ano e janeiro, fevereiro, abril e julho de 2019.

Entre os produtos para tratamento capilar havia relaxante, gel para massagem, fixador e creme para pentear. Em se tratando de medicamentos, vários comprimidos de ácido acetilsalicílico, também foram identificados fora do prazo de validade.

O estabelecimento foi autuado pela venda de produtos vencidos e pela divergência da fachada com o que consta na razão social da empresa. Os produtos irregulares foram descartados na presença dos fiscais.

Fiscalização identificou comprimidos, cosméticos, produtos capilares vencidos em farmácia no Los Angeles (Foto: Divulgação/Procon)
Fiscalização identificou comprimidos, cosméticos, produtos capilares vencidos em farmácia no Los Angeles (Foto: Divulgação/Procon)
Nos siga no Google Notícias