ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto Consulta Única realiza 63 mil procedimentos em dois anos de criação

Flávia Lima | 20/03/2015 13:09
Objetivo do atendimento é agilizar consultas e diagnósticos. (Foto:Divulgação)
Objetivo do atendimento é agilizar consultas e diagnósticos. (Foto:Divulgação)

O projeto Consulta Única, desenvolvido pela secretaria de Saúde, já fez mais de 63 mil procedimentos desde sua criação, em 2013. Como indicadores de atendimento, de março de 2013 até o final do mês de fevereiro deste ano, fora efetuadas 34.762 consultas ginecológicas, 10.760 coletas de material para exames preventivos, realizados 9.396 exames de ultrassonografia ginecológica e 8.328 orientações de planejamento familiar, dentre outros procedimentos.

Normalmente, a equipe do projeto Consulta Única faz o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) entre 13 e 21 horas. Os serviços são oferecidos às segundas e quartas-feiras, sendo 75 consultas médicas por dia, distribuídas em três horários de agendamento: 13h30 (25 consultas), 15h30 (25 consultas) e 17h30 (25 consultas);. Estão disponíveis 50 vagas para coleta de preventivo e até 30 vagas para realização de ultrassom ginecológico, demandado das consultas realizadas no dia. Todos os atendimentos são previamente agendados.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maiara Rodrigues da Mota o atendimento tem como objetivo a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar (vasectomia, DIU e laqueadura) e atendimento às gestantes. “É um projeto humanizado já atendeu em 38 unidades diferentes, sendo 22 Unidades Básicas e 16 Unidades de Saúde da Família”.

De acordo com o médico Quelpes Yuri Torres Chalegue Lalucci, ao fazer o exame clínico na paciente, é constatado se há a necessidade dos exames complementares como ultrassonografia, mamografia e exame de mama preventivo. “Aqui mesmo, a paciente faz os exames e retorna para saber o diagnóstico. Se preciso, eu prescrevo o medicamento e na segunda opção a paciente é encaminhada para fazer o procedimento cirúrgico. Este é um trabalho rápido e tem tranquilizado as pacientes que precisam dos tratamentos na rede pública de saúde”, completa o médico.
“O projeto já diminuiu as filas de pessoas que precisam de exames. Para se ter uma ideia, a fila para o exame de mamografia diminuiu para uma semana. Este é um avanço na saúde e queremos fazer”, ressalta o secretário de Saúde, Jamal Salém.

Nos siga no Google Notícias